segunda-feira, maio 28, 2007

ITAPEVA: Produtores de leite investem no cooperativismo
Folha do Sul
Representantes das associações de leite de Itapeva e da região se reuniram para dar início ao que deve ser um grande passo para o desenvolvimento do setor. Foram iniciados os trâmites para a formação de uma cooperativa de produtos lactos para a região. A cooperativa terá como base a negociação do leite com os grandes compradores e a busca de benefícios para os produtores locais, além de fortalecer o setor na região. MAIS
1) Como o próprio nome diz, é uma excelente forma de fortalecer os pequenos produtores, cuja principal dificuldade vem da pequena escala. Quem compra menos, paga mais caro. Quem vende menos, vende mais barato. Por isso os pequenos têm menor lucratividade, pois perdem na compra e na venda. Cooperativa resolve isso com compras e vendas agregadas.
2) A idéia de cooperativismo na região anda meio queimada, por falhas de gestão que quebraram cooperativas (quem não se lembra da Cotrisul?). Daí a importância de se investir em métodos modernos de gestão, especialmente em transparência e controles. Dar condições e estimular o Conselho Fiscal a efetivamente acompanhar os negócios, as contas.
Google
online
Google