terça-feira, março 27, 2007

LOTEAMENTO DE CARGOS: TRAGÉDIA PARA A DEMOCRACIA
O loteamento dos ministérios com vistas ao segundo mandato do presidente Lula está chegando ao fim. Fechado o armazém atacadista do Planalto, está aberta a temporada de caça aos postos de varejo, no segundo escalão e nas estatais.
É uma tragédia para a democracia brasileira que a mais aguda seqüência de desmandos políticos dos últimos anos não tenha gerado nenhum avanço no modo de preencher os cargos federais.
A agenda modernizadora foi varrida para debaixo do tapete tão logo a popularidade de Lula recuperou-se das pancadas sucessivas. Foram esquecidos imperativos como o de limitar drasticamente os postos federais de livre provimento e o de privatizar ou conceder à iniciativa privada antros de desmandos e ineficiência, como os portos. Esse filão do Estado brasileiro continuará imerso no atraso pelo menos até a próxima crise. EDITORIAL DA FOLHA
"Lula aprendeu" - frase de um político local adepto do clientelismo/patrimonialismo. Como o mundo dá votas: Lula, que era esperança dos mudancistas, virou referência dos políticos coronelistas que outrora tanto criticava.
Google
online
Google