sexta-feira, março 02, 2007

LAMBENDO A CRIA
Recebi um e-mail do site Jornal de Debates, editado por Paulo Markun, que queria autorização para reproduzir um comentário que fiz aqui sobre reforma agrária ("O tempo da reforma agrária já passou, afirma o sociólogo Zander Navarro").
Concordo com ele. Citei a agricultura de minha Turiba dos anos 60, antes do trator, época em que a reforma agrária (distribuição de pequenas áreas) faria todo o sentido, pois terra era o principal fator de produção (as ferramentas utilizadas eram simples e baratas). Embora a produtividade fosse um quarto da de hoje, as pequenas propriedades eram viáveis.
Agora mudou tudo, em decorrência do espetacular aumento da produtividade (maior produção por área, o que exige tecnologia, tratores, área maior, capital de giro, etc). Isso foi bom para os consumidores (que estão pagando menos pela comida). Entretanto, foi e é ruim para os pequenos produtores (não dá mais para sobreviver com a venda de 500 sacos de milho por ano, ou de 100 porcos, como fazia a geração de meus avós).
Se quiser, confira lá no Jornal de Debates (o sociólogo Zander escreveu lá outra matéria interessante)

Marcadores:

Google
online
Google