terça-feira, março 06, 2007

Itapeva aparece na 187ª posição no ranking nacional de mortes por acidentes de trânsito
Folha do Sul: "A frota de veículos (em Itapeva) é a 88ª maior do Estado. Segundo o Mapa da Violência dos Municípios Brasileiros, no período de 2002 a 2004, Itapeva apresentou uma taxa de 30,3 óbitos por acidentes de trânsito para 100 mil habitantes, o que coloca o município entre os 5% de municípios com trânsito mais violento do Brasil.
Apesar disso, o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) não tem a estatística das mortes ocorridas em acidentes de trânsito e por isso não sabe dizer se o índice apresenta tendência de queda ou elevação.
Segundo o diretor da Demutran, Ubirajara Dias Batista Prestes, o levantamento está sendo feito a partir de informações fornecidas pela Polícia Militar, mas ainda não está concluído.
Sem o conhecimento estatístico dos acidentes, não é possível determinar quais são as causas mais comuns que causam as mortes no trânsito, nem tampouco qual a participação por tipo de veículo. Mesmo assim, estima-se que a maior parte das mortes provocadas por acidentes nas ruas da cidade envolvem motocicletas.
De acordo com o diretor do Demutran, Itapeva tem a 88ª maior frota de veículos entre os 646 municípios do Estado e a 268ª do País. Ao todo, são computados 28.968 veículos, dos quais 16.415 são automóveis (57%), 5.812 são motocicletas (20%), 2.921 são caminhonetas (10%) e 2.298 são caminhões (8%). Dentre outros veículos automotivos, circulam pela cidade ainda 445 ônibus." LEIA MAIS NA FOLHA DO SUL
Viram essa? O diretor do Trânsito Municipal não tem estatísticas dos acidentes, das mortes! E olhe que ele está no cargo há uns 10 anos, desde o governo anterior! Não sabe quais as ruas e cruzamentos são mais perigosos. Claro que não tem dados para avaliar se as mudanças efetuadas no trânsito da cidade (como mudam!) são benéficas ou não. Sem dados, só pode agir no escuro, na intuição. Que falta de profissionalismo! Como pode uma prefeitura não aplicar conceitos mínimos de boa administração? Como planejar e avaliar sem dados?

Marcadores: , ,

Google
online
Google