quarta-feira, março 28, 2007

ANTES DAS PRIMEIRAS CIDADES: O ORIENTE PRÓXIMO DE 8000 A 4000 a.C.
Continuação (primeira parte aqui)

Embora estes dois sítios (Jericó e Çatal Hüyük) fossem os maiores da época, é duvidoso classificá-los como cidades. E embora servissem como importantes centros regionais, eram predominantemente agrícolas. Tampouco há continuidade entre esses primeiros centros populacionais e os centros administrativos e manufatureiros da civilização urbana posterior, construídos ao redor de um templo, com elite culta e arquitetura monumental.
Tal desenvolvimento foi possível graças apenas às técnicas agrícolas intensas introduzidas nos milênios subseqüentes.
Çatal Hüyük desapareceu em 5000 a.C., 2 mil anos antes do aparecimento da primeira escrita. Porém, uma cerâmica pintada sofisticada já era produzida, tecidos de tear eram usados e cultivava-se linho e larga variedade de produtos para alimentação
Mudança importante da fase seguinte foi o desenvolvimento de técnicas eficazes de irrigação, permitindo a expansão do povoamento.
No 5° e 4° milênios, a irrigação (desvio de águas de rios) permitiu colonização de regiões áridas, antes fora do alcance das comunidades agrícolas. Em conseqüência, inúmeros pequenos povoados surgiram às margens da planície fluvial da Mesopotâmia, área de enorme potencial agrícola, mas escassa de matérias-primas como madeira e pedra dura para utensílios e armas.
Isso requeria alto nível de organização social e econômica. Sob tal pressão, os primeiros vilarejos agrícolas da Mesopotâmia começaram a caminhar para a URBANIZAÇÃO.
A religião desempenhava papel preponderante e centros religiosos regionais deram lugar a unidades administrativas baseadas em templos.
Sítios como Eridu, na Mesopotâmia meridional, produziram culturas urbanas letradas no fim do 4° e no 3° milênio, originando o padrão clássico das civilizações do Oriente Próximo (continua nos próximos dias).
FONTE: Atlas da História do Mundo – Times Books/Folha de S. Paulo – pág. 40
Para ler mais clique no marcador abaixo: ATLAS DA HISTÓRIA DO MUNDO

Marcadores:

Google
online
Google