RIVERSUL - Índios invadem assentamento federal do Banco do Povo
TV TEM
"47 índios tupis invadiram uma área em Riversul. Segundo informações da polícia civil, o local é um assentamento federal do Banco do Povo, no bairro Santa Cruz.
Os índios vêm da região de Bauru e querem a terra para trabalhar. As cinco famílias que moram no local não ofereceram resistência à invasão. A polícia espera a chegada de outros quarenta índios esta tarde."
Devem ser os mesmos índios que foram despejados de terras do mosteiro de Itaporanga. Em 3 de maio passado, a TV TEM deu a seguinte notícia:
"Mais de cem índios da tribo Tereguá estão acampados no mosteiro de Itaporanga. Segundo a polícia militar, eles começaram a chegar no começo da semana e foram acolhidos pela igreja. O cacique Darã, responsável pelo grupo, teria dito que os índios estavam na região de Bauru e resolveram voltar para Itaporanga de onde foram retirados há oitenta anos e agora aguardam decisão da Funai. Os índios querem que o governo federal desaproprie uma área na zona rural. Segundo a Funai, no estado de São Paulo existem aproximadamente 3,5 mil índios, de cinco etnias. Os tereguás são descendentes da tribo tupi-guaraní."
Marcadores: HISTORIA REGIONAL
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home