PRATO FEITO?
Lideranças (prometem) debater o Plano Diretor de Itapeva
Site da Câmara: "Durante o mês de agosto e início de setembro os vereadores, juntamente com o Prefeito Municipal, secretários municipais e representantes da sociedade civil realizam várias reuniões para tratar do Plano Diretor do Município que, de acordo com o Estatuo da Cidade, tem até outubro deste ano para ser aprovado pela Câmara e promulgado pelo Executivo.
Com o intuito de agilizar os trabalhos, a zona urbana foi dividida em 5 regiões e a zona rural em 3, e também foram criados 6 grupos de estudos, dos quais os vereadores têm participado ativamente. A próxima reunião com todos os grupos está marcada para o dia 4 de setembro, na Escola Técnica Dr. Demétrio Azevedo Júnior (Escola de Minas), às 15 horas." Leia mais
COMENTÁRIO. No final do ano passado veio um pessoal especializado para orientar autoridades e comunidade sobre elaboração e finalidade de plano diretor. Houve vários encontros na Câmara e na Escola de Minas. Depois disso ninguém mais soube, ninguém mais viu.
Plano diretor é para planejar a cidade (e o campo) que todos queremos. Para onde a cidade vai crescer? De que vivem seus habitantes?
O planejamento estratégico deve levar em conta as funções: circular, habitar, trabalhar, recrear-se e os locais e equipamentos de serviço público (escolas, posto de saúde etc), de forma integrada.
Por isso o Plano deve ser feito de forma participativa, democrática, até porque envolve múltiplos interesses. É coisa muito séria para ficar restrita apenas ao "clubinho fechado".
Se a cidade já tivesse um Plano Diretor, não estaria tão esparramada como está. Não complicaria tanto a vida de moradores distantes de tudo como lá na Santa Maria, no Bela Vista e Cantiã.
Certamente os recursos públicos e equipamentos seriam melhor aproveitados.
Marcadores: Cidadania, Itapeva Prefeitura
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home