quarta-feira, agosto 16, 2006

CPI consegue 'itinerário da corrupção' no Executivo

Estadão, por Fausto Macedo, Eugênia Lopes: "A CPI dos Sanguessugas montou o organograma da corrupção que envolve setores do Executivo. O mapeamento, feito a partir de quatro bases de dados, inclui o histórico de 161 mil convênios entre janeiro de 2000 e junho deste ano. Por meio desses instrumentos, 600 prefeituras adquiriram veículos, equipamentos hospitalares e remédios com recursos liberados pelo Ministério da Saúde." Leia mais
COMENTÁRIO. É engraçado. Técnicas eficazes de administração foram desenvolvidas, estão aí. São elas, por exemplo, que viabilizaram a gestão das grandes empresas. São elas que substituem “o olho do dono que engorda o boi”.

No entanto, no Brasil, tais técnicas de gestão são completamente ignoradas pelos governos, embora sejam previstas na Constituição.

Gosto de dar como exemplo os bancos, que lidam com o tentador dinheiro. Mesmo assim, mantêm milhares de agências em todo lugar, tocadas exclusivamente por funcionários. Filiais robustas, dando um lucrão danado!

Empresas não descuidam do planejamento (que otimiza a aplicação dos recursos). Empresas não descuidam do controle (que previne desvios e desperdícios). O controle (fiscalização, auditorias) peneira os espertinhos. Peneira joio de trigo.

Já os governos não ligam para essas coisas. Se acham uns santos!

E dá no que dá.

PS: Empresários fazem controle para sobreviver, ganhar mais. Gestores públicos não fazem, pelo mesmo motivo! Eta, Brasilzão.
Google
online
Google