quinta-feira, novembro 14, 2013

COLUNA DO SPC NO JORNAL A GAZETA


COLUNA DO SPC NO JORNAL A GAZETA

E os chineses chegaram...

Hoje, dia 14, promete ser um grande dia para a região sudoeste paulista; autoridades chinesas vindas diretamente da China para Itapeva, vão ser recebidas com pompa e circunstância no Manacá Espaço de Eventos, às 17 horas, pelo prefeito Zé Roberto e seu secretariado, a fim de assinar o tratado que torna as duas cidades irmãs, visando com isso o intercâmbio e a cooperação nos campos da economia, comércio, educação, esporte, turismo, cultura, ciência e tecnologia. Serviço completo.

Vai ser o encontro de dois prefeitos: José Roberto Comeron, de Itapeva, e Cong Wenjing, de Xinyu, município da República Popular da China (comunista). Não conheço nenhum tratado dessa natureza, que me parece pioneiro no Brasil, todavia, pela amplitude do documento e a origem dos personagens, estou inclinados a acreditar que pode ser um passo adiante para romper a barreira de atraso de Itapeva e região.

Não é preciso dizer que é um encontro histórico, importante, em que duas culturas, diametralmente opostas, vão estabelecer acordos de cooperação diversificados de larga abrangência, sem levar em conta, entretanto, diferenças socioculturais entre duas etnias, distantes no tempo e no espaço. Mas pode dar certo.

A nós, reles mortais, resta torcer (ou rezar) para que as diferenças ajudem e não atrapalhem; outra questão importante é a experiência decorrente dessa irmandade virtual, tácita: sabe-se que, economicamente, a China viveu séculos de atraso e que, em algumas décadas do século passado se tornou uma das maiores potências mundiais, o que serve como uma luva para nós do Ramal da Fome, que, igualmente, vivemos séculos de atraso. Todavia, para isso ter dado certo na China é preciso lembrar da seriedade do povo chinês com o trabalho, honestidade, patriotismo; lá cada cidadão (ou político) tem o dever, a obrigação, de dar o melhor de si para a sociedade, para o país, faz parte do regime político e de sua cultura; aquele que prevaricar paga caro; Outro fator importante, a mão-de-obra do trabalhador chinês é outro grande diferencial.

Seja qual for o resultado dessa irmandade sino-brasileira, temos que reconhecer a importância da iniciativa e o tirocínio do secretário Ralph Gemignani, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento; ele acreditou no sonho de trazer para Itapeva um novo alento e um novo modelo de economia, cujo desempenho vem surpreendendo o mundo por sua dinâmica de expansão e realizações. Parabéns, Ralph e prefeito Zé Roberto.

Enquanto isso, na Câmara...

Enquanto se faz um evento de Primeiro Mundo no Manacá, a fim de tirar Itapeva do marasmo, na Câmara Municipal acontecem duas CEIs, que são uma vergonha para qualquer administração: a da merenda escolar e a do transporte de alunos, pondo em evidência o quanto estamos atrasados em matéria de honestidade e gastos públicos. Licitações são descaradamente fraudadas, quando não são canceladas, para proveito pessoal de alguns amigos do rei. Interessante que esses espertalhões (para não dizer ladrões) sempre alegam inocência; alguém já viu um corrupto, no Brasil, assumir que é corrupto? Não conheço nenhum, até os mais notórios alegam inocência!

O prefeito Zé Roberto parece que está deixando rolar a investigação, isso é bom, pois se ele quer mesmo ser o melhor prefeito que Itapeva já teve, como ele diz, precisa dar um chega pra lá em alguns amigos do peito e não admitir que eles abusem da amizade. Acreditem no que eu digo: amigos de prefeito são um perigo. Oremos.

***
NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK: http://www.facebook.com/profile.php?id=100002651355455&ref=tn_tnmn
Google
online
Google