sexta-feira, julho 19, 2013

COLUNA DO SPC NO JORNAL A GAZETA

Sebastião Pereira da Costa


Um prefeito inovador? Aleluia!

            Muita gente acredita que a gestão Comeron vai ser um fracasso, alguns chegam até a dizer que a iniciativa do prefeito em se reunir com grupo de pessoas, alheias à administração, a fim de ouvir reclamações e/ou sugestões é um sintoma revelador de sua incapacidade administrativa. Será? Ou será que o prefeito Zé Roberto está inovando, deixando para trás o vezo autoritário de se achar bom demais para ouvir as pessoas? Quem se der ao trabalho de bisbilhotar o sistema de gestão municipal de alguns países do Primeiro Mundo vai constatar que a maioria dos municípios têm associações de cidadãos e que são bem recebidas pelos gestores.
Entretanto, sabe-se que ouvir sugestões e reclamos de cidadãos, por si só, não resolve. O gestor deve ouvir, anotar e, se for necessário, trocar de secretário a fim de melhorar determinado setor; também, incrementar medidas a fim de agilizar a burocracia administrativa, aprimorando a supervisão e o controle de pessoal; minimizar gastos e o excesso de pessoal; propiciar condições para capacitação funcional e ter reuniões frequentes com os secretários, cobrando prioridade aos problemas mais prementes; enfim, são tantos quesitos que só mesmo uma reforma administrativa com vistas a mudar o modelo antiquado vigente pode resolver.
            Mas enquanto a prometida e nunca cumprida reforma administrativa municipal não acontece, vamos torcer para que o recém-formado Conselho da Cidade, encabeçada por Tião Loureiro, Pedro Corrêa e Marlene Hairs, continue atuando, como fez dia destes em reunião tumultuada com o prefeito, infelizmente, sem nenhuma resolução prática. No entanto, deve-se levar em conta que o Conselho e o prefeito Zé Roberto ainda estão aprendendo o exercício de algo novo em Itapeva, que é a participação da comunidade; ninguém sabe direito o que fazer e como fazer, ainda precisa encontrar o caminho.
Todavia, a relação com o prefeito funcionaria melhor se o Conselho se reunisse, antes, com uma pauta definida, discutisse a questão até conseguir formular uma proposta concreta para, aí sim, se reunir com o alcaide. Neste caso, o Conselho estaria desempenhando o papel, digamos, de uma Câmara Municipal informal, que trabalha de graça. Por isso, para não haver conflito de atribuições, seria interessante que o Conselho se reunisse, primeiro, com os vereadores (que aprovam as leis), depois, levar a proposta para o Executivo. Não sei se isso vai funcionar, o ego dos vereadores pode interferir. A ideia de constituir um conselho foi boa, ainda que inflada pelo entusiasmo de iniciantes, geralmente, cheios de ideias mirabolantes e ilusões, motivo das associações de cidadãos começarem animadas, mas logo fenecerem como flores ao sol. Vamos torcer a favor.
                                     Enquanto isso, na internet...
Está borbulhando o ânimo dos internautas no Face! Excetuando as louvaminhas pessoais e o excesso de menções a Deus, prospera a troca de informações de cunho político-administrativo, reclamações, denúncias, isso é bom, apesar do cuidado de todos em não se citar nomes, cargos etc. Com isso, está se criando consciência política, ideal para se avaliar os políticos e conseguir mudanças sociais importantes, o que pode fazer a grande diferença nas próximas eleições. Se isso continuar, e melhorar, este escriba jurássico já pode aposentar esta sua coluna. E assistir tudo de camarote. Oremos.

***
NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK: http://www.facebook.com/profile.php?id=100002651355455&ref=tn_tnmn

Nota do editor do blog Sebastião Loureiro: Quem se reuniu com o prefeito Comeron foi o pessoal do facebook - Política Democrática de Itapeva - do qual eu também faço parte. E não o Conselho da Cidade, do qual sou presidente, que ao contrário do informado acima, nunca se reuniu com o prefeito.



Google
online
Google