sexta-feira, maio 13, 2011

COLUNA DO SPC, NO JORNAL A GAZETA

Bullying é praga?
 
A noite de autógrafo do livro “Fale comigo” do doutor Reinaldo Braga, sobre bullying, no auditório Dom Silvio, foi prestigiada por bom público, teve gente que usou da palavra para constatar que, de fato, o americano tinha razão quando lançou a palavra bullying, revelando um problema sério, até então desconhecido no Brasil e no mundo. Mas ninguém apontou uma solução, por isso, tem que se ler o livro do doutor Braga.

Se ainda existe alguém no Brasil que não sabe o que é bullying é só ler o livro do delegado-professor doutor Reinaldo Braga. Para quem não assiste televisão e não sabe do que se trata, bullying é a agressão de alunos a alunos nas escolas, que passou a existir no Brasil desde que um ianque, muito inteligente, usou essa palavra, gostou, e a lançou para o mundo. Graças a isso se descobriu que essa barbárie infanto-juvenil é cometida aqui, na terra dos botocudos, há dezenas de anos, só que não tinha nome. E daí? Daí é preciso inventar, agora, uma forma de resolver o problema e não vale só pôr a culpa nos pais porque isso é coisa freudiana e já caiu da moda; também não pode jogar o abacaxi pra Deus resolver, porque Ele tem mais o que fazer e até o seu Filho morreu solteiro que era para não ter amolação com criança. Religião também não resolve porque é uma prática disseminada, dia e noite, por vários canais de televisão e milhares de igrejas espalhadas por todo país, mesmo assim, a violência e as drogas só aumentam dia a dia.

O público ouviu boa música pelo jovem violonista Rafael, aluno do Alex, que apresentou uma seleção de chorinhos. Em seguida iniciou-se o “ato solene” em que se cantou o Hino Nacional, fato inédito para este escriba capiau que já assistiu a dezenas de lançamentos de livros, país afora, e nunca viu coisa igual, tinha até “mestre de cerimônia”, um tal de Flávio Carvalho, coisa de Primeiro Mundo mesmo!! Além de um disputado coquetel de tubaínas e frituras diversas em que o pessoal se engraxou todo.

Doutor Braga, eufórico, se esforçou para ser engraçado, talvez quisesse com isso amenizar o suposto clima pesado do tema, mas não precisava. E quem foi lá para ouvir a prometida palestra sobre drogas, caiu do cavalo, nem uma palavra. Sabe-se que o doutor Braga vem fazendo palestras sobre drogas em várias escolas da região, se isso cair nos ouvidos de um político sacana ele vai dizer que o delegado está fazendo é campanha eleitoral para deputado, o que não deixa de ser uma boa idéia. Ou não?

Fotogênicos de plantão

Depois da temporada fotográfica do prefeito Cavani com o Paulinho de La Rua, num giro eleitoral por missas e cultos evangélicos, agora chegou a vez de o Luciano Oller, da Defesa Social, sair por aí com o alcaide fazer campanha. Ainda bem que o espanholzinho não é ciumento, nem egoísta, senão podia dar encrenca e ele ameaçar de retornar à oposição. Sabe-se que o roteiro da nova dupla é o mesmo: missa na igreja Piedade, São Roque, culto na Maranata, ir ao Guarizinho pegar criança no colo, ouvir a banda na praça, tomar chopinho por aí etc. A se dar ouvidos à maledicência, o Luciano faz mais o tipo do prefeito: a mesma altura, é risonho, bonitão, confiável, jeitão de vilão do SBT, ainda por cima, assessor daquele deputado de bigodinho, cara de doente, que, dizem, é sócio do alcaide em alguns empreendimentos. Jogo duro pro Paulinho encarar, isso sem contar que existem outros na fila para sair com o prefeito por vilas e sítios. Entretanto, a se confiar em intrigas da oposição, doutor Luiz Antônio já não morre mais de amores pelos “irmãos da opa”, só aí já se eliminam uns três modelos fotográficos, sequiosos de umas fotos com o garanhão do altiplano itapevense. 

Mas o Paulinho não está dormindo de botina, haja vista a campanha de honrarias que ele lançou na Câmara, dando título pra todo mundo e o Tarzanzinho (sempre ele) já forneceu ao amigo sua lista de candidatos (uns 150), e haja fotos. Assim, o Paulinho vai manter doutor Luiz no cabresto, perto dele, desencorajando a concorrência. Tem gente fazendo apostas: o Paulinho está sendo iludido ou o aprontando uma boa pro prefeito?
Google
online
Google