quinta-feira, maio 12, 2011

COLHEITA DE FRUTOS DE EUCALIPTO
 
Praticamente todas as espécies de eucalipto cultivadas no Brasil produzemsementes com relativa abundância a partir dos 5 a 7 anos de idade. Entretanto,algumas espécies produzem sementes precocemente, como Eucalyptus urophyllaaos 2 anos e Eucalyptus grandis aos 4 anos.
 
 
32
As sementes são de pequenas dimensões e os frutos (cápsulas), localizadosnas extremidades dos galhos, são deiscentes. Portanto, as cápsulas madurasdevem ser colhidas antes de sua abertura natural.A época de colheita é bastante ampla, mas em geral o período principalocorre com maior intensidade no segundo semestre. No entanto há uma variaçãomuito grande entre anos e em função da região de ocorrência: em Aguai, CasaBranca e Moji Guaçu (SP), a época de colheita de sementes de Eucalyptus salignavai de julho a setembro, a de Eucalyptus grandis de setembro a dezembro.A colheita é feita com o colhedor escalando a árvore matriz e se alojando nosramos mais grossos da copa. Com auxílio de tesoura de poda alta ou de gancho, elecorta e derruba os ramos que contêm cápsulas maduras, o colhedor treinado retiraem média 75 Kg de frutos por dia, correspondendo a 9 árvores por dia.A coloração das cápsulas é o índice mais prático de maturação dos frutos edas sementes. Os frutos cuja coloração está passando de verde para marrom oucinza já possuem sementes fisiologicamente maduras e podem ser colhidos. Nesteestádio, os frutos ficam mais duros e secos, adquirindo aspecto rugoso eapresentando fendas radiais na sua parte superior.Após a derrubada, o grupo de operários arranca manualmente as cápsulasque estão presas aos ramos, operação esta denominada de pinicagem. A seguir, ascápsulas são ensacadas e levadas para as laterais do talhão, de onde sãotransportadas, devidamente identificadas, para o local apropriado para efetuar aextração das sementes.A colheita dos ramos elimina a produção de no mínimo 2 anos futuros umavez que, junto com as cápsulas maduras, são colhidas também cápsulas imaturas,botões florais e gemas vegetativas, que seriam as produções dos anos seguintes.Por este motivo, geralmente é removido 1/3 da copa da árvore a cada 3 anos. NoBrasil, tem sido adotada também a colheita em uma mesma árvore, a cada intervalode 3 anos. Para tanto, a área é dividida em 3 partes, colhendo-se se anualmenteuma delas. Pode-se ainda colher 1/3 das árvores, uniformemente distribuídas napopulação, mas este método não é muito recomendado, pela probabilidade deaumentar a ocorrência de autofecundação.
 
 .....
33
Atualmente vem sendo aplicado o método de colheita em compartimentosonde cada compartimento corresponde a 1/4 da área total, sendo que a cada anosão colhidas todas as árvores que tenham frutos, de apenas um compartimento. Noano seguinte, outro compartimento é colhido, procedendo-se assim até que no 5°ano retoma-se ao primeiro compartimento.O método de colheita compartimentada apresenta as seguintes vantagens: (a)a colheita de cada árvore é facilitada pela poda drástica, sendo colhidas todas asárvores com pouco ou muitos frutos; (b) os colhedores concentram suas atividadesem cada compartimento, o que reduz o deslocamento a procura de árvores comfrutos; (c) a penetração de luz favorece a brotação de todas as árvores e (d) oflorescimento é homogêneo em todo o compartimento, facilitando a polinização dasamores. Nos pomares de sementes clonais, pela reduzida altura da copa dasárvores, são colhidos apenas os frutos, sem que ocorram danos à copa. Talprocedimento permite a colheita anual de todas as árvores, gerando aumento deprodução

 
***

Marcadores:

Google
online
Google