Blog da Lucia
Fala sério!
qua, 13/04/11 por lucia | categoria PolíticaMais uma vez a oposição e, sobretudo, o PSDB não entenderam o argumento de Fernando Henrique.
O ex-presidente escreveu um excelente artigo na revista Interesse Nacional, que deve sair amanhã. A Folha de São Paulo publicou. Eu e algumas pessoas que recebemos a revista fomos brindados com a íntegra do artigo por antecipação.
Fernando Henrique continua um estupendo analista. Não perdeu a mão como analista político, como sociólogo.
Ele diz coisas de uma clareza impressionante. Partido é parte. Partido não é todo. Nenhum partido democrático pode ter a pretensão de representar toda a sociedade. Só um partido totalitário.
Claro que a oposição dialoga com todos os setores da sociedade, mas um partido tem que representar uma parte da sociedade.
E o que diz Fernando Henrique? Aqueles setores beneficiados com os programas sociais do governo federal já foram capturados pelo PT.
Mas existe um enorme segmento da sociedade brasileira, inclusive esta classe média que surgiu por causa da estabilidade econômica que começou no seu governo e prosseguiu no governo Lula, também por causa de programas sociais que começaram em seu governo e vieram para o governo Lula, essa classe média que está sem representação.
Ela tem reivindicações, ela tem projetos, mas está sem voz. Segundo o ex-presidente, a oposição deveria ouvir mais esta classe média, conhecer seus desejos.
E mais: deveria ir atrás dos jovens, frequentar mais as redes sociais, aproximar-se dessa turma que está desconfiada da política, desalentada, que não acredita mais na política.
Muito bem. Os governistas reagem como lhes cabe.
O secretário de Comunicação Social do PT afirma que eles não gostam mesmo de pobre. Está no seu papel.
E o que faz a oposição? Sai a reboque do PT, se explicando: “Não, nós adoramos pobre. Fernando Henrique não explicou direito. Não era nada disso.”
Todos constrangidos e cheios de dedos.
Resumo: não entenderam nada do que disse Fernando Henrique. Por isso a oposição virou suco.
Não sabe fazer oposição. Não sabe captar um sentimento que está difuso na sociedade, tem a pretensão de representar todo mundo e acaba não representando ninguém.
E os tucanos mais uma vez deixaram Fernando Henrique falando sozinho.
Deixaram Fernando Henrique falando sozinho nesses oito anos e agora deixaram novamente.
O que o ex-presidente está dizendo? Vamos tentar organizar o pensamento da oposição para que possamos organizar a ação da oposição.
Mas não. Saem todos feito baratas tontas, achando que o que ele disse significa que ele não gosta de pobre. Tenham dó.
Fala sério!
Se continuarem assim, os tucanos vão continuar sendo derrotados até desaparecer.
Bem feito!
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home