sábado, dezembro 26, 2009

Nem Lula no "topo" ajuda PT no Sudeste

Autor(es): FERNANDO RODRIGUES DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
Folha de S. Paulo - 26/12/2009

Partido corre risco de não eleger governador em nenhum dos 3 Estados mais importantes da região, onde está a maior fatia do eleitorado

PSB se converte na quarta força nos Estados, depois de PSDB, PMDB e PT; DEM, em declínio, não tem nomes de peso para ressurgir em 2010




O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem a popularidade mais alta entre todos os ocupantes do Palácio do Planalto pós-ditadura militar (1964-1985). Mas o seu partido, o PT, continua a patinar em grandes centros quando se trata de disputar governos estaduais.


Nos três mais importantes Estados da região Sudeste, que concentram a maioria do eleitorado, de novo os petistas correm o risco de não eleger nenhum governador em 2010.


Nunca um petista governou São Paulo ou Minas Gerais. No Rio de Janeiro, só houve uma fugaz experiência com Benedita da Silva, que era vice-governadora e assumiu a cadeira de titular por nove meses, a partir de abril de 2002, porque Anthony Garotinho renunciou para concorrer a presidente.


Em 2010, o PT dá a largada no processo eleitoral sem nenhum candidato considerado competitivo em São Paulo. "Já sabemos que ali não ganhamos. Teremos de 30% a 35%", tem dito, de maneira resignada, o líder do PT na Câmara, o paulista Cândido Vaccarezza.MAIS

2 Comments:

Anonymous F.Silva said...

Dilma já empata tecnicamente com Serra nas “elites”

Agora danou-se tudo para José Serra (PSDB/SP). É o pessoal das “elites” que estão “Dilmando”.

Na pesquisa do Datafolha, para quem tem escolaridade superior, e também na faixa de renda mais alta, Dilma Rousseff já está tecnicamente empatada com José Serra

Dilma tem 29% e Serra tem 33%. A margem de erro é 2%. Então, é possivel que Dilma esteja com 31% (29% + 2%) e Serra também esteja com os mesmos 31% (33% – 2%).

Os números acima, são com Ciro Gomes concorrendo. Sem Ciro permanece a situação de empate: Serra 36%, Dilma 32%. Portanto Dilma pode estar com 34% e Serra também com 34%, no limite da margem de erro.

Empate até no “curral eleitoral” da ELITE

E agora, José? Como é que fica aquela estória de que o eleitorado de Lula (e, portanto, de Dilma) é o pessoal do Bolsa Família, e que a elite mais ridicularizada votaria nos demo-tucanos?

Não é uma regra, mas geralmente a população mais escolarizada tem mais renda, mais tempo para acompanhar a política, e mais acesso à jornais, revistas, internet, e programas políticos de TV tarde da noite. Por isso já tem candidato com bastante antecedência.

Tirando a internet, essa imprensa, o PIG, é uma espécie de curral eleitoral demo-tucano de luxo.

Se a coisa ali já está praticamente empatada, imagine na hora em que o resto do povo que não está nem aí para as brigas políticas fora do período eleitoral, porque está satisfeito com o governo Lula, e tem confiança de que o Brasil está em boas mãos, se ligar nas eleições de 2010?

Dilma está com 25% entre os que tem ensino médio (contra 38% de Serra), e está com 21% entre os que só tiveram o ensino fundamental (contra 36%). São nestas faixas que Lula tem mais votos, e muitos ainda não declaram o voto em Dilma, porque ainda não a conhecem como a candidata de Lula.

Dilma empata também na faixa de renda alta

Na faixa dos ganham mais de 10 Salários Mínimos, Dilma atinge 35% contra 38% de Serra (quando Ciro não é candidato). Novamente em empate técnico.

Nas faixas de renda mais baixa, Dilma está com 23% a 26%. Novamente, são nestas faixas que Lula tem mais votos, e muitos ainda não declaram o voto em Dilma, porque ainda não a conhecem como a candidata de Lula.

1:17 PM  
Anonymous Anônimo said...

SEGUNDO O PARTIDO DA IMPRENSA GOLPISTA (PIG)
É SEMPRE ASSIM:

- A Direita faz coleta irregular, a Esquerda faz caixa 2

- A Direita contrata funcionários, a Esquerda aparelha o estado

- A Direita é governo de facto, a Esquerda é ditador

- A Direita melhora a arrecadação, a Esquerda aumenta impostos

- A direita aumenta os salários, a Esquerda aumenta o gasto público

- Com a Direita só “ditabranda”, com a esquerda é ditadura

- A Direita combate estados autoritários, a Esquerda pratica terrorismo

- A Direita é firme, a Esquerda é autoritária

- A Direita é afastada do cargo, a Esquerda é cassada

- A Direita aprova reeleição(FHCÊ), a Esquerda se perpetua no poder

- A Direita comete desvios de ética, a Esquerda rouba

- A Direita só tem sigla partidária em notícia boa, a Esquerda só em nótícia ruim

- Com a Direita o dólar alto protege as exportações, com a Esquerda ele alto cria inflação

- Com a Direita o Dólar cai porque o Real é moeda forte, com a esquerda ele cai porque há muito capital especulativo

- Com a Direita os juros altos são um mal necessário para proteger a inflação, com a esquerda são apenas um mal que inibe o crescimento econômico

- A Direita critica, a Esquerda censura

- A Direita se engana, a Esquerda erra

- A Direita socorre empresas, a Esquerda estatiza

- A Direita ocupa, a Esquerda invade

- A Direita tem crescimento negativo, a Esquerda recessão

- A Direita faz aparição, a Esquerda campanha eleitoral antecipada

- A Esquerda bate em mulher, a Direita nem na festa estava
(por PS)

1:39 PM  

Postar um comentário

<< Home

Google
online
Google