Cutucando
Repouso da vara
Nesta fase crepuscular de uma vida quase toda dedicada ao jornalismo político em defesa da ética, da probidade pública e dos interesses da população itapevense, nada mais natural que um descanso por tempo indeterminado, afinal, ninguém é de ferro.
A maioria dos políticos, prefeito e vereadores, vai suspirar aliviada sem o SPC para perturbar sua tranquilidade, até que surja outro desaforado sem medo de processo judicial, ou de cara feia, a fim de denunciar as suas mazelas. Já despontam alguns por aí.
Vale reconhecer, também, que não é fácil para nenhum jornal garantir total liberdade para um jornalista reconhecidamente polêmico que escreve o quer sobre quem quer sem dar satisfação pra ninguém. Isso nem sempre é bom, Davi Panis da Folha que o diga, ele sempre foi um defensor inabalável da liberdade de expressão no seu jornal até o dia em que o prefeito Cavani deu um chega pra lá no seu pendor democrático, nomeando-o Secretário de Cultura e Turismo. Aí, tchau, tchau SPC.
Todavia, é bom ressaltar, nesta oportunidade, que no jornal Itanews sempre tive total liberdade para expor minhas críticas e opiniões sem nunca, uma vez sequer, nem por insinuação, sofrer qualquer tipo de restrição ou censura a meus textos, o que Itapeva e este escriba agradecem ao diretor-jornalista Kiko Carli e à sua equipe.
Quanto aos vereadores não adianta recomendar nada, porquanto eles vivem na corda bamba do prefeito, precisam da “caneta mágica” dele a fim de viabilizar suas indicações para atender os eleitores. Então, por mais boa vontade que o vereador tenha em ajudar a população, ele está subordinado à boa vontade do prefeito que pode ou não atender seus pedidos. Por isso, com exceção de dois ou três da oposição, os demais fazem corpo mole na hora de fiscalizar os atos do
prefeito, o proficiente cabo-eleitoral.
Ao prefeito
O prefeito Luiz Cavani vai abrir aquele seu sorrisão tecnológico implantado pelo doutor Aurélio e agradecer o seu Deus pela ajuda gratuita por livrá-lo deste escriba, ele nem precisou desperdiçar uma Secretaria para silenciar o jornalista incômodo.
Porém, como cidadão que vive em Itapeva há muitas décadas, cultivo a esperança (ou a ilusão) de que em 2012 o prefeito Cavani indique para sua sucessão um bom candidato com noções da moderna gestão pública e, sobretudo, alguém que não seja tão ambicioso que não consiga evitar a tentação de ficar mais rico roubando os cofres da Prefeitura. E que saiba selecionar para sua assessoria homens e mulheres que desempenhem com eficiência e dedicação os cargos a que forem designados. Um prefeito que seja honesto e mande instalar um Portal Transparência Municipal pra valer, não uma porcaria engana-trouxa. Importante, também, que esse candidato não tenha os simbólicos três pontinhos na assinatura, porque prefeitos e secretários oriundos dessa “irmandade”, que nos últimos anos comandaram a Prefeitura, não se desempenharam no cargo com a competência e a probidade que se esperava deles. Período em que houve as maiores lambanças e desvios de dinheiro público na história de Itapeva. Portanto, está na hora de “cobrir o templo” para esses “irmãos” políticos. Chega de dar milho pra bode, tem muita gente boa e honesta fora dos umbrais do templo. A oposição que se cuide e se prepare. Se der moleza, pode dar bode outra vez! Com trocadilho e tudo.
Aos leitores e amigos
A parte mais penosa desta despedida é a de não mais contar com o carinho e a atenção de tantos amigos e leitores que há décadas prestigiam este escriba, que nunca teve amizade com políticos porque nenhum deles nunca quis maior aproximação por receio de deixar escapar alguma inconfidência que os comprometesse. Bobagem.
O descanso por tempo indeterminado pode ser definitivo, porém, ninguém é dono de seu destino, nem os ateus, porquanto, a vida pode um dia vir nos cobrar atitudes que nenhum cidadão responsável pode deixar de atender. Aí, veremos. Mas enquanto a vida estiver me levando no doce embalo de ver tudo azul e maravilhoso, a literatura será a companheira habitual, lendo e escrevendo. Vou levar a vida na flauta, como a maioria.
Feliz 2010 aos queridos amigos, aos meus fieis leitores de tantas décadas e a todos os políticos, os bons e os maus, e me perdoem se os magoei.
Adeus, pessoal.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home