sábado, julho 25, 2009

COLUNA DO SPC, NO ITA NEWS

Cutucando


Boatos, uma delícia...


O gostoso de morar em cidade do interior, mais ainda se ela for de porte médio e provinciana nos hábitos e costumes, são os boatos que, volta e meia, circulam por suas calçadas estreitas e esburacadas. Itapeva se encaixa sob medida nesse estereótipo.


Corre por aí que esse tal precatório de 3 milhões que a Prefeitura vai ter de pagar para uma saudosa empresa de limpeza pública, malhadíssima pela oposição da época, provocou manifestações de júbilo não só da beneficiada, mas, sobretudo, de três ex-prefeitos que hoje dormem o sono dos justos após saírem da ribalta política.


Boato tem que parecer fato pra ter credibilidade e bem alimentar o imaginário criativo dos boateiros. Por isso, os arautos das esquinas, sobretudo aqueles que todo dia se encontram em frente à Câmara, estão exultantes com esse gordo precatório que, dizem, vai ajudar ex-badalados prefeitos de antanho a tirar os pés da lama (!?).


- Como assim? - Quer saber o boateiro que acabara de chegar à rodinha.


- Ora - diz o boateiro de cabelos e bigode grisalhos - esse precatório foi planejado lá atrás pra engordar, depois ser dividido por quatro. Você não sabia?


- Quatro não, dividido por cinco - emenda outro boateiro com sorriso maroto.


Como por cinco? - Aí todo mundo quer falar, todos querem saborear o delicioso quitute que o prefeito Cavani vai servir de bandeja, depois de espernear um pouco.


Nisto, chega à rodinha um vereador baixinho, fala macia, jeitinho de “mamãe me mandou aqui”, e os boateiros disfarçam e mudam de assunto. Ficou no ar a pergunta: quem são os três (ou quatro) felizardos? O quinto todo mundo sabe. Esses boateiros...


Homenagem ao artista


Nunca antes em Itapeva uma Administração Municipal participou tanto das manchetes da imprensa como a doutor Luiz Cavani. Toda semana, lá está nos jornais, em letras gordas, algum mal-feito de secretário, ou denúncia de apropriação de recursos.


Enquanto seus secretários vão sendo denunciados um a um, o prefeito continua tranquilo em sua redoma de vidro construída com o prestigio pregresso de tantas lidas, mas que já ameaça se quebrar sob os tantos golpes. Mas, dizem, que ele está se lixando.


Nunca antes, também, um jornal foi tão eficiente e detalhista como o Itanews ao relatar fatos em copiosas entrevistas sem a preocupação de economizar espaço e papel a fim de bem informar seus leitores. Diz o ditado que elogio em causa própria é vitupério, todavia, este escriba cabotino não se inclui no elogio porque pouco colabora com a proficiência desse semanário que nasceu para vencer. Torcer para que continue assim.


Mesmo o Gazeta Notícias, que começou na contramão da história, hoje já conquista seu espaço a despeito das dificuldades que atravessa. Com essas loas todas não se quer dizer que pra ser bom o jornal precisa ser oposição, só tem que ser profissional para denunciar desvios do suado dinheirinho do contribuinte e não acobertar irregularidades a fim de proteger o “homem da caneta”.


As rádios todo sábado, às 11,30 horas, leva ao ar o Espaço do Cidadão na AM Cristal, noticioso que ganha ouvintes toda semana. E pra não dizer que a informação virtual não tem espaço aqui na província, está aí o blog Republicasim.blogspot.com do Tião, bombando forte com informações e comentários quentinhos, locais e do País.


Portanto, seria justa uma homenagem ao artista-prefeito Cavani, que a despeito do bombardeio por todos os flancos, ele mantém sua blindagem incólume. Que tal um diploma daqueles distribuídos por aí com chancela de vedete da imprensa? Ham?


Vem mais ação por aí


O Ministério Público já ajuizou ação de improbidade contra um vereador malandro, juntamente com seus cabos-eleitorais travestidos de candidatos, que foram pagos pela Prefeitura para fazer a campanha do dito cujo espertalhão. Aguardem.

Google
online
Google