sábado, abril 25, 2009

COLUNA DO SPC, NO ITA NEWS

Cutucando


A terapia do tempo


O prefeito Cavani e seus secretários estão certíssimos em se fazer de mortos diante da enxurrada de denúncias que inunda a Prefeitura como açude rompido. Eles sabem que o tempo é um santo remédio para fazer esquecer, portanto, se ficarem bem quietinhos nos seus gabinetes sem dar satisfação a ninguém, a imprensa e a oposição acabam deixando-os em paz. E aí eles podem continuar a fazer o que vinham fazendo sem essa amolação pequeno-burguesa de transparência, probidade, lisura administrativa, conceitos que em nosso país só servem para ser usados em palanques eleitorais. Pelo que se percebe o esquecimento das maracutaias já ronda os mais indignados e a poeira espessa dos primeiros momentos raleou-se e tende a assentar sob o peso do cotidiano cuja dinâmica dilui tudo na geléia geral da história. É a vitória dos caras-de-pau.


Monotonia


O festival de denúncias que enche as colunas de nossos jornais semanais a vergastar a malfadada gestão Cavani, é o prenúncio de que a indignação que jazia adormecida no coração de todos nós encontrou seu caminho. Foram anos de silêncio pontuados por raros episódios de indignação de uns poucos parecendo que, em Itapeva, prefeitos, secretários e vereadores cumpriam honestamente seu dever de homens públicos. Era uma meia verdade que bastava.

Com a eleição de Luiz Cavani (PT/PSDB) a meia verdade assumiu forma inteira, instalando em Itapeva a “era da unanimidade” em que qualquer suspeita de improbidade na Administração era motivo de escárnio dos vereadores a prejudicar o seu dever de fiscalizar e denunciar na ingênua presunção de que doutor Luiz Cavani e seus acólitos estavam acima de qualquer suspeita; não estavam, como vimos.


O eterno retorno da mediocridade


Enquanto as Secretarias de Finanças, Governo, Esporte, Saúde e Cultura estão sob o fogo cruzado da Câmara e da imprensa por denúncias de irregularidades sobejamente documentadas, as demais secretarias estão tranquilas sem amolação de qualquer natureza. A secretária Selma, tida como vestal de inexcedível honestidade, é a intocável da educação que ninguém ousa mexer; Xixo, cantado em prosa e verso como servidor público de esmerado afinco profissional, transita pelas obras no embalo dessa melodia laudatória, que muita gente diz que já desafinou; o Cassiano (quem é mesmo Cassiano?) ninguém toca o seu nome talvez porque está quietinho no seu canto ou, talvez, porque esteja fazendo o dever de casa, quem é que sabe? Agricultura é coisa que só lavrador entende, diz um vereador; as de Planejamento e Administração estão “engessadas” no “hospital” de outras secretarias: a primeira vive em coma induzido por sofrer de inutilidade funcional crônica, a outra porque não se encontrou ninguém de confiança (do prefeito) para cuidar dela; a de Promoção e a de Defesa Social continuam “Esperando Godot”; e as demais “secretarias” são havidas como de ficção político-eleitoral e ninguém se incomoda com elas, apesar de custarem caro aos cofres municipais. Esse é o retrato 3x4 da gestão do badalado empresário bem-sucedido, Luiz Cavani (PSDB), que todo mundo acreditava iria mudar os rumos histórico-administrativos de nossa querida e sofrida Itapeva. Ilusão que se desvanece.


Enquanto isso...


O tempo passa e não se vislumbra no estreito horizonte político itapevense nenhum nome que se possa dizer com condições de vir a ser candidato a prefeito dentro da exigência mínima de ter vontade e lucidez suficientes para tirar Itapeva do vergonhoso elenco dos Índices Negativos (Ramal da Fome, para os íntimos). O decadente quadro partidário local, que está sob o comando das mesmas lideranças há muito desgastadas pelo repasse de tantas disputas, não oferece alternativa senão os mesmos nomes de duvidosa conduta político-administrativa.


Engana-se quem pensa que as eleições municipais estão distantes, pois em se tratando de ainda ter de encontrar o candidato, as eleições estão perto o suficiente para nos preocupar, pois o dito cujo além de ter o nome limpo precisa reunir outros predicados, dentre os quais o de ter dinheiro sobrando pra campanha. Hare baba. e-mail: arautospc@hotmail.com

Google
online
Google