terça-feira, janeiro 20, 2009

A VELHA TÁTICA DA DESQUALIFICAÇÃO EM AÇÃO

Sempre admirei a inteligência do David Panis, editor da Folha do Sul. Sou muito grato ao David pelo apoio, incentivo e participação no movimento Transparência Itapeva. Sem a independência da Folha do Sul, o movimento não teria levantado voo. A gente sonhava (santa ingenuidade!) em abrir as contas municipais. No meio de tanta notícia de desvio de recursos públicos, seria um ótimo remédio para inibir as tentações, não era? E nós não fazíamos nada mais do que exigir o cumprimento do artigo 37 da Constituição Federal que obriga a Prefeitura (e toda a administração pública) a obedecer o princípio da publicidade/transparência.

Bons tempos. Ainda em 07 de julho de 2007, a Folha do Sul saiu com editorial fazendo apaixonada defesa da transparência:


"Defender a transparência na administração pública mais do que um direito é um dever de todo cidadão e, principalmente, da imprensa livre, independente e democrática".(LEIA MAIS AQUI)


Mas, agora, os tempos são bem outros.

No jornal de sábado, o David, que agora acumula a função de secretário municipal da Cultura, soltou cachorros, cobras e lagartos em cima dos "críticos de pijama" que "dedicam-se a criticar principalmente a falta de transparência, a falta de ética e a falta de liberdade de expressão."

Para desprazer de seus fiéis leitores (sou um deles), não rebateu uma única ideia ou proposta dos tais críticos de pijama, "em geral (bem) aposentados".

Nem citou nomes - para que os pobres coitados possam contradizer, defender ideias, propostas.

Limitou-se a desqualificar seus ex-companheiros de transparência: "escondem frustrações", "acordam tarde", "paladinos da moralidade", "preguiçosos", "narcisísticos", "ladinos", "adversários esquivos", "se mordem de ciúme e inveja" ...

E, num jogo de palavras, a relacioná-los com os "generais de pijama" da ditadura de 64 e com "cartolas de pijama" do futebol corrompido...

A turma da opacidade deve estar rindo, rindo, rindo sem parar ...

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Tião, se jornal já suja a mão de quem tá lendo, imagina o que não faz na mão do dono.

11:38 AM  
Anonymous Anônimo said...

Travestido de uma pseudocultura escreve num jornalzinho que serve basicamente para afagar o seu enorme ego. Vende-se para os políticos por algumas moedinhas de ouro e ainda escreve uma coluna religiosa...sai pra lá exú!

4:00 PM  

Postar um comentário

<< Home

Google
online
Google