sexta-feira, dezembro 26, 2008

RUIM PARA OS MUNICÍPIOS AGRÍCOLAS

Commodities em queda

Folha de S. Paulo - 26/12/2008


OS PREÇOS dos principais produtos agrícolas, minerais e de energia atravessaram entre 2004 e julho de 2008 um verdadeiro rali de alta. No caso do petróleo, a cotação do barril do tipo Brent atingiu um nível recorde em 11 de julho passado -US$ 147. Diversos fatores levaram a essa elevação.
Um foi a existência de desequilíbrios entre oferta e demanda. O forte crescimento dos países em desenvolvimento acelerou a demanda. Outros elementos importantes foram as baixas taxas de juros americanas e o enfraquecimento do dólar, moeda de comercialização desses produtos. Para preservar o seu poder de compra os produtores de commodities elevaram os preços em dólares.
A alta do preço em dólar foi muito relevante no caso do petróleo, o que influenciou os preços dos outros bens, em particular dos agrícolas. Por um lado, estimulou a produção e a demanda de biocombustíveis, diminuindo a oferta de alimentos. Por outro, elevou os custos da produção agrícola, ao encarecer os fertilizantes e o transporte. MAIS NA FOLHA
Google
online
Google