segunda-feira, setembro 22, 2008

CAVANI PRETENDE ACELERAR O RITIMO DAS OBRAS
TV TEM entrevistou o candidato Luiz Cavani (PSDB), da coligação "Itapeva em boas mãos". O vice é Ulysses Mário Tassinari.

TEM NOTÍCIAS: Candidato o Senhor já é o atual prefeito, quais os planos para uma possível nova gestão?

LUIZ CAVANI: Vamos acelerar o ritmos das coisas que já começamos. Tivemos o primeiro ano de sanamento de finanças, reorganizamos as dívidas e a partir daí o município começou a trabalhar em todas as áreas. Pretendo acelerar o ritmo das obras.

TEM NOTÍCIAS: Qual é a proposta para melhorar a saúde?

LUIZ CAVANI: Como proposta temos o ambulatório médico de especialidades, que é um poupatempo da saúde, com 30 especialidades que serão levadas para Itapeva. Lá a pessoa pode fazer a consulta, o exame, ter o diagnóstico e já iniciar o tratamento. Isso acabará com o “turismo da saúde”, que é quando a pessoa precisa fazer cada coisa em um lugar diferente. Vamos criar um centro de oncologia, onde por um primeiro momento levará a quimioterapia para a cidade, isso tudo em parceria com os hospitais da cidade, acabando com o sofrimento de quem viaja para se tratar. Com a geriatria na rede municipal, com a oncologia e com nossas especialidades nos tornaremos um centro de referência em saúde e queremos potencializar isso.

TEM NOTÍCIAS: Na educação, quais as prioridades?

LUIZ CAVANI: A grande meta é zerar o analfabetismo e incluir 100% das crianças de 0 a 5 anos na educação infantil, ampliando o número de vagas e de escolas. Onde a criança tem um cuidado e uma educação adequada.

TEM NOTÍCIAS: E na área do emprego e geração de renda, quais as propostas?

LUIZ CAVANI: Reorganizamos todo o nosso distrito industrial, com isso assinamos um protocolo recentemente para a instalação de 21 novas empresas em Itapeva, o que representa de imediato a criação de cerca de 400 empregos só em um primeiro momento. Os cursos profissionalizantes estão sendo estendidos e são feitos através de uma parceria com a Fundação Paula Souza. Queremos ampliar o leque de ofertas, de forma que o jovem tenha capacitação. Porque o que mais aflige o povo não é a falta de emprego, e sim a falta de capacitação.

TEM NOTÍCIAS: As empresas que virão para itapeva estão dentro da concepção de desenvolvimento sustentável e preservação do meio ambiente?

LUIZ CAVANI: Perfeitamente. Com a reorganização do Distrito Industrial, criamos novas regras, não apenas de incentivo fiscal, porque em geral isso todo município dá. Você tem que fazer um diferencial e nós possibilitamos que a empresa estando colocada no distrito tenha uma facilidade na aprovação de seus documentos além de vias de acesso favoráveis. A empresa cria junto a ela o centro de capacitação, o Senai, o Banco do Povo, o Sebrae e outras atividades que estarão ali para dar apoio a essas indústrias. Estamos instalando incubadoras de empresas em Itapeva.

TEM NOTÍCIAS: Qual o perfil das empresas que devem se instalar na cidade?

LUIZ CAVANI: Itapeva tem uma vocação muito forte em comércio e serviços. Áreas essas, que representam muito na economia do município. Mas Itapeva também tem um perfil para empresas madeireiras e por extensão, moveleiras. Tem a mineração, Itapeva é a capital dos minérios. E prestação de serviços de transportes. Isso tem possibilitado a instalação de indústrias, sem esquecer que o agronegócio em itapeva é muito forte. A cidade é a maior produtora de grãos do estado de São Paulo. É o município que mais produz milho no estado nos últimos dois anos. O perfil da empresa é que tenha ligação com uma dessas três vertentes: mineração, madeireira ou produção de grãos.

TEM NOTÍCIAS: Com relação a segurança, no que o município pode contribuir para melhorar a questão?

LUIZ CAVANI: Tem contribuído muito. A ampliação da Guarda Municipal e postos espalhados principalmente em regiões mais afastadas, bem equipados, com viaturas, motos treinamento e capacitação fazem parte da contribuição.

TEM NOTÍCIAS: Quais os planos para melhorar o transporte coletivo?

LUIZ CAVANI: O transporte é recente, ele tem quase um ano, desde que uma nova empresa assumiu, e melhorou bastante. Mas ainda queremos reformular linhas, reformular pontos de parada, condições do tráfico e planos que facilitem o acesso do cidadão ao transporte.

TEM NOTÍCIAS: E quanto ao trânsito, como será melhorado?

LUIZ CAVANI: Itapeva é uma cidade antiga, a frota cresce e as vias públicas permanecem as mesmas. É necessário alternativas externas, anéis que possibilitem desafogar o trânsito. Alternativas que não passem pelo centro.

TEM NOTÍCIAS: Quanto a limpeza e coleta seletiva, quais os planos?

LUIZ CAVANI: A coleta seletiva em Itapeva vem se instalando a algum tempo, queremos ampliar essa tarefa criando um ambiente favorável de cultura às pessoas para que façam isso já em casa. Educando o cidadão a separar o lixo orgânico do não orgânico. O cidadão aprendendo, facilita na coleta seletiva, facilitando também na vida do nosso aterro sanitário, que está em vias de aprovação.

TEM NOTÍCIAS: Como fazer isso sem estourar o orçamento do município?

LUIZ CAVANI: Gestão fiscal. Sempre pensamos que é possível fazer tudo isso. Zerar a corrupção é maior investimento. Essa é uma equação matemática que não falha. Com investimento, você tem desenvolvimento. Com desenvolvimento, você tem geração de emprego e renda.

Marcadores:

Google
online
Google