segunda-feira, setembro 22, 2008

A eleição do continuísmo: 84 % dos prefeitos serão reeleitos
Revista Época:
"De acordo com os dados mais recentes do Ibope, os candidatos à reeleição ou os candidatos apoiados pelos atuais prefeitos lideram as pesquisas em 19 das 26 capitais. Levando em consideração os prefeitos ou candidatos ligados a administrações municipais que não estão em primeiro lugar, mas aparecem com boa chance de vitória, é possível que a continuidade ocorra em até 22 capitais (ou 84%). Este índice, se confirmado, será a grande novidade desta eleição. Ele é muito superior ao da eleição passada. Em 2004, apenas 12 prefeitos de capital conseguiram ficar no cargo ou eleger um sucessor.

O que explica essa tendência ao continuísmo? Uma das razões é o contentamento do eleitor com a situação geral do país, um sentimento difuso, já identificado por diversas pesquisas, segundo o qual “as coisas vão bem". Parece estar na cabeça dos eleitores a máxima “em time que está ganhando não se mexe". É um sentimento de boa vontade que tende a ajudar quem está no poder.
--O bom desempenho da economia não ajuda só o presidente Lula, mas também os prefeitos em geral. Onde os prefeitos estão mais ou menos bem avaliados, eles vão ser reeleitos, diz o sociológo Antônio Lavareda, consultor em pesquisas eleitorais. LEIA MAIS
Deve ser por isso que alguns candidatos da oposição estão deitando com o peso do arreio.
Google
online
Google