domingo, agosto 10, 2008

Presunção de Inocência

A presunção de inocência é uma das mais importantes garantias constitucionais, pois, através dela, o acusado deixa de ser um mero objeto do processo, passando a ser sujeito de direitos dentro da relação processual.(1)

Trata-se de uma prerrogativa conferida constitucionalmente ao acusado de não ser tido como culpado até que a sentença penal condenatória transite em julgado(2), evitando, assim, qualquer conseqüência que a lei prevê como sanção punitiva(3) antes da decisão final.

Diz o texto da Constituição Brasileira de 1988 em seu artigo 5.°, inciso LVII: "ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória". Desta forma, o acusado de ato ilícito tem o direito de ser tratado com dignidade enquanto não se solidificam as acusações, já que pode-se chegar a uma conclusão de que o mesmo é inocente.

Pode-se notar, facilmente, que a presunção de inocência encontra-se implícita, pois o texto constitucional não coloca claramente o pressuposto de ser o réu inocente, mas tão somente que .este não carrega consigo a culpa pelo fato que lhe é imputado pela acusação.

Deste princípio emergem outros de mesmo crédito: o direito à ampla defesa, o direito de recorrer em liberdade, o duplo grau de jurisdição, o contraditório, entre outros. Em síntese, todos esses princípios constitucionais exercem função de alicerce do sistema democrático, pois no centro de todos os procedimentos judiciais o réu mantém sua integridade, sendo-lhe assegurado o devido processo legal e os riscos de uma decisão precipitada do magistrado são menores.
LEIA MAIS/JUS NAVIGANDI

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Infelizmente essa prerrogativa se aplica à apenas alguns cidadãos aqui no Brasil, na maioria dos casos as pessoas são condenadas por mera suspeita. E a culpa é de todos, governo, imprensa e a sociedade que carrega no inconsciente toda uma cultura de preconceitos. E os mais afetados são os pobres e negros.

8:00 AM  

Postar um comentário

<< Home

Google
online
Google