Demagogia lesa-pátria
Visão do Correio Correio Braziliense
O projeto que reserva metade das vagas das universidades federais a alunos da escola pública merece uma classificação — lesa-pátria. Demagógica, a proposta não contribui para melhorar a qualidade do ensino e, conseqüentemente, dos profissionais de que o país tanto precisa. Pior: povoar os bancos das faculdades com pessoas selecionadas sem a preocupação com a meritocracia significa ignorar dois graves problemas. O primeiro: o drama real da educação brasileira. O segundo: as conseqüências da medida para as instituições de ensino superior.
Nosso calcanhar-de-aquiles reside no ensino básico. Mais precisamente — no fundamental. Há quase quatro décadas o Brasil investiu maciçamente na universalização da escola. Abriu, com justiça, as portas dos colégios para a população que se urbanizava com a rapidez do crescimento do país na onda do milagre econômico. No fim do século, atingiu a meta. As estatísticas exibiram a matrícula de 97% das crianças em idade de alfabetização. MAIS
O projeto que reserva metade das vagas das universidades federais a alunos da escola pública merece uma classificação — lesa-pátria. Demagógica, a proposta não contribui para melhorar a qualidade do ensino e, conseqüentemente, dos profissionais de que o país tanto precisa. Pior: povoar os bancos das faculdades com pessoas selecionadas sem a preocupação com a meritocracia significa ignorar dois graves problemas. O primeiro: o drama real da educação brasileira. O segundo: as conseqüências da medida para as instituições de ensino superior.
Nosso calcanhar-de-aquiles reside no ensino básico. Mais precisamente — no fundamental. Há quase quatro décadas o Brasil investiu maciçamente na universalização da escola. Abriu, com justiça, as portas dos colégios para a população que se urbanizava com a rapidez do crescimento do país na onda do milagre econômico. No fim do século, atingiu a meta. As estatísticas exibiram a matrícula de 97% das crianças em idade de alfabetização. MAIS
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