segunda-feira, julho 07, 2008

32% das cidades encolheram em 8 anos
Vale do Ribeira também perde população
Antônio Gois - Folha de S. Paulo

Na contramão de um país que ainda cresce, 1.747 municípios brasileiros (32% do total) perderam população de 2000 a 2007. São, principalmente, cidades pequenas -com menos de 10 mil moradores-, que cederam habitantes para regiões metropolitanas ou localidades de médio porte mais industrializadas e com mais ofertas de emprego ou estudo.

Além dessas cidades que encolheram, outras 1.799 (33% do total) registraram no período crescimento meramente vegetativo, inferior a 1% ao ano. Isso indica que elas também têm saldo migratório negativo (cedem mais população do que ganham), mas ainda crescem porque o número de nascimentos supera o de mortes e compensa a perda por emigração.
As comparações são feitas utilizando o Censo Demográfico de 2000 e a Contagem da População de 2007, realizados pelo IBGE. Os Estados onde há maior proporção de municípios que estão encolhendo são os da região Sul, especialmente Rio Grande do Sul e Paraná.
Apesar de o fenômeno ser mais intenso no Sul, um mapa feito pelo IBGE que identifica todos os municípios brasileiros pela taxa de crescimento ou diminuição mostra que há regiões em vários Estados que estão perdendo população.
Isso acontece no sul da Bahia, no Vale do Ribeira (sul de São Paulo e norte do Paraná), no oeste de Goiás e até em algumas regiões do Norte do país -onde o crescimento demográfico é mais intenso.MAIS
Google
online
Google