sábado, abril 05, 2008

ESQUEMA DOS 20 POR CENTO
Coluna do SPC, na Folha do Sul:
Apesar de requentado o assunto da doação de 7.145,56 m2. de terreno na avenida Mário Covas para a Igreja Universal do Reino de Deus (do Edir Macedo) ainda perturba o prefeito.
Foi assim: o vereador Tarzan (PSDB) com o memorial descritivo na mão, assinado pelo secretário Xixo, queria que os colegas assinassem o requerimento para dar entrada do projeto na Câmara e eles se recusaram por ser inconstitucional.
Dia seguinte, durante uma reunião de trabalho com o prefeito, secretários e vereadores, sentindo-se pressionado, Tarzan disse que o projeto viera do Executivo e que o prefeito Luiz Cavani (PSDB) devia assumir a autoria. Irritado, o prefeito perguntou-lhe: Veja aí se tem meu nome no projeto, você quer que eu conte como funciona o esquema dos 20 por cento?
Tarzãzinho vermelhou, resmungou, e se retirou da reunião, super nervoso.
O prefeito Cavani, porém, não esclareceu que “esquema” é esse que ele sabe e não diz, infringindo, assim, a lei que prevê penalidades para quem não denuncia indícios de corrupção ao Ministério Público. Ato falho dele. Será que tem gente com rabo preso?
Tenho dois palpites do tal esquema: o primeiro é que em troca da aprovação do terreno alguém receberia comissão por conta da emenda parlamentar de algum deputado evangélico; o segundo, é que a Universal seria lograda. Aprovado o projeto (mesmo inconstitucional), o prefeito e o vereador teriam os votos dos fiéis da igreja e, após as eleições, seria denunciada a ilegalidade da doação. Faltou combinar com os vereadores.
São apenas palpites, afinal, Tarzan é vereador há mais de 25 anos e conhece bem a lei que trata da doação de bens públicos e não iria insistir com os colegas para assinar um projeto inconstitucional. Portanto, o prefeito Cavani e o vereador Tarzan devem esclarecimentos à opinião pública a fim de eliminar as suspeitas que recaem sobre eles.
E, aí, o convite do vereador Tarzan para o deputado Gilmaci Santos (PRB) vir à Câmara no dia seguinte agradecer a doação do terreno foi cancelado bem depressa. ÍNTEGRA DA COLUNA DO SPC
Google
online
Google