quarta-feira, abril 09, 2008

Ao contrário do que pensa o Banco Central, juro alto torna país vulnerável, diz FMI
Fernando Canzian - Folha de S. Paulo

No momento em que o Banco Central brasileiro decide sobre novo aumento de juros, o Fundo Monetário Internacional diz que a principal vulnerabilidade do país hoje tem a ver exatamente com a taxa elevada que pratica na comparação com outros países.
Embora enxergue os países emergentes mais bem posicionados para enfrentar as dificuldades da atual crise, o Fundo diz que o Brasil está exposto a distorções e riscos em razão da forte valorização do real, que estaria diretamente relacionada ao juro alto:
--A valorização contínua das moedas de alguns países, incluindo o real, pode significar um canal de vulnerabilidade caso haja picos de volatilidade no futuro, diz o FMI em relatório sobre a economia global. LEIA MAIS
Que coisa! Até o FMI - repito: FMI - está criticando o juro alto do Brasil, o mais alto do mundo. Por que será que o juro no Brasil não baixa, nem que a vaca tussa?
--Poderosa a pressão dos especuladores financeiros...
Pensar que juro baixo é trampolim para a ascensão social...
Sem financiamento a juro normal, além dos filhos de famílias endinheiradas, quem mais consegue montar um negócio próprio, abrir um consultório?
Google
online
Google