segunda-feira, março 17, 2008

O péssimo desempenho em Matemática e o produto interno bruto

Carlos Alberto Sardenberg, O Estado de S. Paulo

O que tem que ver o péssimo desempenho em Matemática dos alunos paulistas com o produto interno bruto (PIB)? Tudo, uma relação direta. Toda vez que a economia brasileira deslancha, topa com a falta de mão-de-obra qualificada. E qualificada, no caso, não se refere a uma formação técnica, como a de operador de tratores com comando computadorizado. Trata-se, no essencial, de conhecimento adequado de Português e Matemática.

Adequado significa ler e entender um manual de operações e fazer as contas necessárias para operar o instrumento.

O secretário de Trabalho de São Paulo, Guilherme Afif Domingos, vai divulgar na quarta-feira um amplo estudo sobre o mercado de trabalho paulista. Uma das conclusões que se pode adiantar: metade das pessoas entre 30 e 45 anos, portanto, no auge da condição de trabalho, não tem ensino fundamental.

Ora, se as crianças que estão no ensino fundamental não estão aprendendo Matemática, o que dizer do pessoal que nem tem esse nível de escolaridade?
LEIA MAIS
Google
online
Google