quarta-feira, dezembro 05, 2007

Para diretora da Educação da USP, exame revela "calamidade" em escolas públicas
Cinthia Rodrigues - Colaboração Para a Folha
A diretora da Faculdade de Educação da USP, Sonia Penin, afirma que o Pisa revela que a educação brasileira chegou à "calamidade". Leia trechos.

FOLHA - O que o Pisa mostra?
SONIA PENIN - A calamidade da escola pública brasileira.
FOLHA - A educação tem piorado?
PENIN - Não dá para comparar a educação de hoje com a de antigamente. A escola pública brasileira dos anos 50 era só de uma camada muito restrita da elite brasileira. Depois, iniciou um movimento para atender todas as camadas socioeconômicas e culturais. Ainda não completou esse movimento, sobretudo no ensino médio, mas, de qualquer forma, houve um acolhimento significativo. O que se percebe é que a escola está com problemas para atender esta diversidade maior.
FOLHA - Quais são os problemas mais comuns e graves?
PENIN - Tem um problema que é objetivo: tempo de estudo, tempo de exposição à aprendizagem. Apesar da diferenciação muito grande de escola para escola, o tempo letivo de 4 horas, 5 horas nas melhores escolas, é muito pouco para a gente fazer páreo para esses países que estão à frente. Além disso, ainda ocorre que, nessas quatro horas, eles não têm aula. Por ausência do próprio aluno, por ausência do professor ou até por não existir professor. LEIA MAIS

Marcadores:

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

À 700 m da USP São Paulo, situada na rua Barroso Neto, 281, no bairro do Butantã encontra-se nossa pousada com quartos para diarias e pensão mensal. Á 10 anos recebendo os caloros da FUVEST e outros vestibulares.
Tel.:(11)6836 9360 (horário comercial)/(11)3721 3110/
Cel.:(11)8538-0062Anderson ou Cel.:(11)8538-0061/Maria
pousadausp@hotmail.com

1:21 AM  

Postar um comentário

<< Home

Google
online
Google