terça-feira, novembro 20, 2007

"LIBERAL" VIRA PALAVRÃO: HAJA IGNORÂNCIA POLÍTICA
Merval Pereira, O Globo

(...) Nosso país tem produzido no setor político uma aberração: não existe um partido declaradamente de direita, e disputou-se a Presidência da República desde a redemocratização sem que nenhum dos candidatos se anunciasse representante “da direita”.
Desde o fim da ditadura militar, há no país uma certa vergonha de assumir claramente o que seria um ideário de direita sem que um partido de esquerda desse seu aval, e foi assim que o Partido da Frente Liberal, atual DEM, herdeiro da outrora famosa Arena, se escondeu sob as asas do PSDB para poder chegar ao poder.

É uma situação paradoxal, pois há muito tempo não se governa no Brasil sem a direita, mas a direita não se sente com legitimidade para defender abertamente seus ideais.

Ao mesmo tempo, classificar os governos de Lula e Fernando Henrique de “liberais” é uma maneira de politizar o debate sem que as palavras sejam usadas nos seus devidos termos.
MAIS
Liberal lembra Estado mínimo, ou seja, carga tributária baixa. FHC e Lula elevaram os impostos - e como!
O pior é que até professores engajados repetem essas besteiras. Coitados de seus alunos.

1 Comments:

Blogger Prof. Economista Flauzino Neto said...

Meu caro loreiro,
para escrever sobre o que é estado mínimo, o criador dessa aberração, o Sr. Hayek escreveu um livro (O Caminho da Servidão, que estou lendo) e você com poder de "síntese de outro mundo" resumiu em uma frase: "carga tributária baixa" Não tem nada haver. Sr. tem que ler mais...

6:26 PM  

Postar um comentário

<< Home

Google
online
Google