segunda-feira, outubro 01, 2007

ALEMANHA: POLÍTICA, EDUCAÇÃO, ECONOMIA

Lucia Hippolito, direto da Alemanha:

*VOTO DISTRITAL - Os principais partidos alemães estão querendo extinguir o voto proporcional e eleger todos os parlamentos por voto distrital puro, seguindo o sistema inglês.

*ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA-PRIVADA - Para estimular os negócios na Região Metropolitana de Hamburgo e lidar com três mil funcionários burocráticos dos três estados, criou-se uma Parceria Público-Privada (isso mesmo!), a Süderelbe AG, empresa com 67% de capital privado e 33% de capital público.

*COMUNISMO-LIBERALISMO - Porque a verdade é que a população da antiga Alemanha Oriental tem grande qualificação intelectual e profissional, mas tem também um fardo cultural preocupante: não apresenta ainda capacidade de disputar lugar num mercado competitivo. Afinal, em oito anos não se apagam os 54 anos de dirigismo estatal, coletivização, emprego garantido... e estagnação.

*EDUCAÇÃO - Educação é responsabilidade dos estados federados. Entre pré-escolar e ensino médio, são 225 mil alunos (92% deles em escolas públicas). Os alunos cursam uma escola básica igual para todos. Depois se dividem em liceu (quem pretende seguir para a universidade; são apenas 15%) e escolas profissionalizantes.

Os professores cumprem regime de 40 horas semanais, e recebem entre € 3.000 mensais (início) e € 3.500 (final de carreira). A variação é pequena.

*APOSENTADORIA - Não têm regime de aposentadoria especial. A idade mínima é igual para homens e mulheres em toda a Alemanha: 65 anos (estudam agora aumentar para 67).
ÍNTEGRA
Google
online
Google