quarta-feira, outubro 17, 2007

46% das empresas no país sofreram fraude, diz estudo
Folha de S. Paulo

46% das 76 empresas ouvidas no Brasil disseram já ter sofrido algum tipo de crime financeiro - nível similar ao detectado na pesquisa mundial, feita em 40 países.
[Blog: os brasileiros não são mais corruptos, nem menos. São iguais a outros países.]
Os crimes apontados no Brasil pelos executivos entrevistados foram apropriação de ativos, fraude contábil, corrupção, lavagem de dinheiro e violação de propriedade intelectual.
No Brasil, as fraudes foram descobertas por auditoria interna (em 30% dos casos), informações internas (30%), canal de denúncias (14%), indicações externas (14%), sistemas de detecção de transações suspeitas (3%) ou por causa da rotação de pessoal (5%).
[Blog: as empresas combatem permanentemente a corrupção: auditorias, ouvidorias, etc]
O estudo aponta que 36% dos fraudadores detectados nas empresas brasileiras ocupavam cargos de alta ou média gerência e 88% eram homens.
Entretanto, as empresas se disseram otimistas quanto à ocorrência de corrupção. Apenas 3,5% dos empresários brasileiros entrevistados consideraram muito provável que outra fraude aconteça na empresa. Para 54% dos participantes, é muito improvável que ocorram novos casos. ÍNTEGRA
***
A pesquisa derruba, mais uma vez, o mito de que brasileiro é mais corrupto. Mito que os políticos gostam de difundir, claro, para tirar o deles da reta.
Só há uma maneira e prevenir a corrupção. Com controles. As empresas aprenderam. Empresário que descuida dos controles vira ex-empresário rapidamente.
No entanto, a administração pública brasileira não está nem aí com os controles. É que os políticos se acham santos.

Marcadores:

Google
online
Google