terça-feira, setembro 25, 2007

INSTITUIÇÕES SÃO FUNDAMENTAIS PARA O CRESCIMENTO SUSTENTADO
O que estes estudos mostram é que surtos de aceleração são muitos freqüentes, mas a maioria entra em colapso. Aceleração de crescimento em função de choques nos termos de troca ou boom de financiamento externo não persistem, o que é um péssimo sinal para o Brasil.

Partindo de um estudo de 47 países em desenvolvimento, os estudos acima identificaram 12 casos de sucesso definidos pela aceleração no crescimento do PIB per capita de mais de 2%, seguido de crescimento persistente de pelo menos 3% no PIB per capital por mais de sete anos.

O aspecto mais interessante destas pesquisas refere-se ao fato de que, nos países pobres, as condições institucionais iniciais são desfavoráveis, como no Brasil, mas nos casos de sucesso são políticas apropriadas e permitem aproveitar os surtos de aceleração do crescimento para, em seguida, fazer as reformas e mudanças necessárias para sustentar o crescimento. MAIS no Valor Econômico, pelo professor Yoshiaki Nakano.
--------
É por isso que este blog tanto defende:
1-Um Plano Estratégico para Itapeva;
2-O fortalecimento da instituição Câmara Municipal. Só o Legislativo (várias cabeças) tem condições - se cumprir suas funções de planejamento e controle, em nome da comunidade - de zelar pela continuidade do Plano, que precisa de tempo para mostrar resultados. Posto que os prefeitos são transitórios. Sem um plano previamente definido, os prefeitos ziguezagueiam, atiram pra todo lado, desperdiçam muita munição...
Google
online
Google