sábado, agosto 25, 2007

NÃO ASSINA
Jornal Ita News de ontem (24): A vereadora Áurea (PTB) pode estar com os dois pés no PSDB. A nova tucana vai entrar no partido pelas mãos do vereador Marmo (PSDB), com quem ela tem mais afinidade. Páreo duro para o vereador Tarzã (PSDB) e para o próprio Marmo dentro do partido na próxima eleição.

Comentário do jornal: Se forem mantidas as atuais 10 vagas para a Câmara Municipal, a briga será das maiores. Só acredito depois de ver a ficha assinada.

O Kiko duvida que a Áurea vá para o PSDB. Ele tem razão. É que se ficarem os três (Áurea, Tarzã e Marmo) no mesmo partido, aumenta a chance de alguém ficar de fora. Se ficarem em partidos diferentes, a chance de se elegerem é maior.
O que isso significa? Significa que o nosso sistema eleitoral (proporcional, sem fidelidade) não estimula o fortalecimento dos partidos. Pelo contrário.
Os caciques se dispersam entre o vários partidos (haja partidos), e aí completam a chapa com candidatos-laranja.
"Laranjas" com votos suficientes para ajudar a eleição dos caciques, mas nem tanto a ponto de encabeçarem a lista de votação e ameaçarem os caciques.
Por isso os "laranjas" são disputados à tapa e tratados a pão-de-ló: emprego público garantido, inclusive para esposas...
Google
online
Google