quarta-feira, maio 16, 2007

ITAPEVA: Aprovado projeto que prioriza atendimento a idosos na Saúde
Por Madalena Ferreira: Foi aprovado no Legislativo Itapevense projeto de lei de autoria do vereador Ulysses Mário Tassinari (PV) que institui no âmbito do município, um cadastro especial com vistas ao agendamento de consultas médicas e exames para pacientes, com idade igual ou superior a 60 anos, atendidos nas Unidades Básicas de Saúde no município.O paciente relacionado no cadastro especial deverá ser atendido no prazo máximo de 10 dias úteis do agendamento de sua consulta ou exame.
Tendo-se em vista que é direito (inalienável) dos idosos o atendimento à saúde, ponderou Dr. Ulysses e sendo assim, esse deve ser priorizado, humanizado, diferenciado, personalizado para que não sejam submetidos a ficar na fila de espera, colocando em risco suas próprias vidas. AQUI
E os "menores" de 60 anos não têm o mesmo direito? A lógica parece a seguinte: "Já que não conseguimos mesmo organizar a Saúde para atender a todos, vamos "priorizar", ou seja, restringir o atendimento."
Leiam o artigo 196 da Constituição Federal:
"A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao ACESSO UNIVERSAL E IGUALITÁRIO às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação."
Em resumo, a CF universaliza, iguala. Itapeva restringe, discrimina, diferencia.
Google
online
Google