A FALSA EUFORIA DO DÓLAR BAIXO
"A declaração de Lula de que não vai interferir no dólar e que, para que as empresas brasileiras sobrevivam à concorrência internacional, "temos que incentivá-las a serem competitivas com tecnologia moderna", esconde um pequeno detalhe. No seu governo houve todo ano contingenciamento das verbas de tecnologia, repetindo o procedimento de seu antecessor. E planos de política industrial não saíram do papel.
A declaração de Lula de que o país vive o melhor momento da economia é tão ilusória quanto a de Fernando Henrique em 1998. A valorização do real cria uma falsa euforia que vai iludindo. O mercado [financeiro] fica tranqüilo, porque com todo espaço para lucrar. Como a mídia reflete exclusivamente o que o mercado pensa, cria-se o cenário do melhor dos mundos.
1 Comments:
Além do investimento em tecnologia, é necessário a redução do custo Brasil, a carga tributária lá nas alturas, aliada ao dólar baixo, é que deixa os empresários em desigualdade para competir nas exportações, dólar baixo não é o principal problema. O problema são estes outros fatores que prejudicam o setor produtivo no Brasil.
Postar um comentário
<< Home