sexta-feira, maio 18, 2007

Estrutura da corrupção
"Com base nas informações da PF, a juíza descreveu a estrutura da quadrilha como sendo formada em três níveis. No primeiro, estão funcionários da Gautama, criada a partir de uma dissidência da OAS.O chefe do esquema, diz a PF, é Zuleido Soares Veras, sócio-diretor da Gautama, também preso ontem. Veras tem longa história de relacionamento com o poder em Brasília.
O segundo nível é composto por 11 pessoas, a maioria servidores que atuavam como intermediários perante os políticos e funcionários públicos, exercendo influência sobre eles para a liberação de recursos.
No terceiro nível, estão os agentes públicos municipais, estaduais e federais que, "praticando diversos delitos, viabilizam a atividade da organização na obtenção de liberação de verbas, direcionamento dos resultados das licitações", entre outras fraudes. Nesse grupo estão, o atual e o ex-governador do Maranhão, o superintendente da CEF, o ex-deputado federal e outras 15 pessoas.
A quadrilha superfaturava obras, reduzia as dimensões das construções, simulava realizações de projetos, corrompia integrantes de órgãos de fiscalização para ocultar irregularidades e servidores federais e estaduais para agilizar a liberação de recursos públicos.
A operação, batizada de Navalha, é uma das maiores já realizadas pela Polícia Federal no combate a esquemas montados para fraudar licitações. Ao todo, a PF cumpriu 45 mandados de prisão temporária, além de ter prendido em flagrante o deputado distrital Pedro Passos (PMDB). Foram realizados também 84 mandados de busca e apreensão. Até ontem, havia duas pessoas foragidas.Os presos começaram a ser levados para a Superintendência da PF em Brasília no começo da tarde ontem. A PF espera começar os depoimentos hoje." LEIA MAIS NA FOLHA
Quantos esquemas desse existem pelo Brasil afora, nas prefeituras? Tudo escondidinho, sem transparência, sem publicação?
Google
online
Google