quarta-feira, março 07, 2007

CRIAR DIFICULDADES PARA VENDER FACILIDADES
Não pense que burocracia é obra do destino, que acontece por acontecer, que o excesso de papéis e carimbos prejudica todo mundo. Pelo contrário, alguns levam vantagens. Vejam um exemplo na reportagem de Raul Azêdo, na Folha do Sul:
"Mais de mil contribuintes itapevenses estão entrando junto à prefeitura com pedido de isenção de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). Os pedidos devem aumentar para cerca de três mil contribuintes, já que o prazo de solicitação se estende até junho.
Boa parte destes pedidos de isenção está sendo encaminhada através do gabinete da vereadora Áurea Rosa (PTB).
Quais as funções de um vereador? Legislar e fiscalizar. Como é que fica quando um vereador faz o serviço (pedido de isenção) que é próprio de funcionários da prefeitura? Como é que o vereador, depois, vai fiscalizar se a prefeitura concedeu ou não corretamente as isenções, na forma da lei?
A prefeitura dispõe - ou deveria dispor - de assistentes sociais para orientar os munícipes nesse tipo de pedido, de forma impessoal.
Quando um vereador entra na parada e se torna despachante de interesses de eleitores, é claro que colherá dividendos eleitorais. Ou seja, transforma as dificuldades criadas por eles mesmos em privilégio que os demais concorrentes das próximas eleições não têm, viciando o processo eleitoral!

Marcadores:

Google
online
Google