sexta-feira, março 16, 2007

CHÁVEZ NÃO PRECISA PRESTAR CONTAS
"Como o Fonden (Fundo de Desenvolvimento Nacional, espécie de conta da qual o presidente venezuelano dispõe sem necessidade de aprovação prévia) não está submetido por enquanto ao regime orçamentário ordinário, o governo tem certa liberdade ou flexibilidade para a utilização desse fundo", afirmou Maza, do Banco Central.
"Mas, dadas as características do governo presidido pelo tenente-coronel Hugo Chávez, ele adquiriu uma certa autoridade que lhe permite fazer operações sem que precise prestar contas." (LEIA MAIS AQUI)
Ao contrário do que muitos imaginam, república democrática é o regime das leis, da responsabilidade, da prestação de contas do dinheiro público. Surgiu em oposição ao poder absoluto do rei, que fazia e desfazia, que misturava recursos públicos com pessoais. "O Estado sou eu".
Justamente por isso o poder foi dividido em três: Legislativo, Executivo e Judiciário. Independentes, para que um possa controlar o outro ("só o poder controla o poder"). Harmônicos, para que possam efetuar o PLANEJAMENTO, a EXECUÇÃO e o CONTROLE (o tripé da boa administração, também adotado pelas empresas: Conselhos Deliberativo, Executivo e Fiscal).
Salvadores da pátria, donos da verdade, centralizadores, populistas, espertalhões não gostam de dividir o poder, nem de se submeterem a controles, nem do contraditório.
Por isso, não gostam de democracia...e a desqualificam como "burguesa".

Marcadores:

Google
online
Google