quinta-feira, fevereiro 22, 2007

IMPOSTOS DE PRIMEIRO MUNDO ... ESTRADAS, EDUCAÇÃO ...
Estudo apresentado por economistas brasileiros em seminário internacional sobre políticas fiscais, na semana passada, mostra que o Brasil tem atualmente a quinta menor taxa de investimento público entre 44 países emergentes e desenvolvidos do mundo. O investimento de apenas 1,9% do Produto Interno Bruto (PIB) em infra-estrutura e equipamentos contrasta com os gastos globais do setor público brasileiro, que somam 46,6% do PIB - igual à média dos países mais evoluídos, que integram a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
“É difícil ser bem-sucedido na implantação de uma estratégia de desenvolvimento diante de um ajuste fiscal que combina arrecadar uma carga tributária superior à média dos países ricos e gastar com investimento público muito menos do que a média das economias emergentes, tendo por trás disso tudo a enorme pressão resultante de uma política monetária concentrada apenas na aplicação de taxas de juros reais que constituem recorde mundial há muitos anos”, diz o estudo. (ESTADÃO)
Como gasta o governo? De cada 100 reais, 42 vão para pagamento de juro/dívida, 31 para pagamento de aposentadorias. Sobram para educação, saúde, estrada, justiça ... etc, etc apenas 26 reais (veja gráfico aqui)
Google
online
Google