quarta-feira, fevereiro 21, 2007

STF: 10 anos sem punir políticos

Última punição conhecida teria sido de PC Farias
O mandato parlamentar é garantia quase certa de vida sem complicações com a Justiça. É o que indicam julgamentos dos últimos 10 anos de processos criminais envolvendo políticos no Supremo Tribunal Federal (STF) - instância máxima do Judiciário, que tem competência de julgar ações penais contra presidentes, senadores, deputados e ministros.
De 1996 a 2006, o STF julgou definitivamente 29 processos de políticos com direito a foro privilegiado. Ninguém foi condenado. Desses 29, 13 prescreveram - acabou o prazo de punição. Em outros 10 casos, a ação foi devolvida a instâncias inferiores. Nas 6 restantes, os acusados foram absolvidos.
São casos de desvio do dinheiro público, formação de quadrilha, gestão fraudulenta, lesão corporal, crime contra a honra, crime eleitoral, danos ao patrimônio, sonegação fiscal e até uma acusação por furto de água em São Paulo. LER MAIS NO ESTADÃO
É triste quando a Justiça vira sinônimo de impunidade. Aqui na Pedra Chata, quando os políticos querem botar panos quentes, a ordem é: "Mande o processo para o Ministério Público ..."

Marcadores:

Google
online
Google