quarta-feira, fevereiro 21, 2007

AGRICULTURA: PREÇOS CAEM COM PRODUTIVIDADE: MAIOR PROGRAMA SOCIAL DO PAÍS
Desde o Plano Real de julho de 1994 até 2005, [os produtos agrícolas] caíram 40% em média no índice de custo de vida, e se mantiveram em queda também em 2006.
O barateamento da comida beneficiou especialmente as classes C, D e E, representando para a agricultura uma transferência de renda, sob a forma de receita não realizada, de quase R$ 1 trilhão — dinheiro apropriado diretamente pelos setores empobrecidos da população e transformado em aumento de poder aquisitivo de bens industriais e serviços.
Nenhum programa social do governo em doze anos, nem mesmo o Bolsa Família, foi tão poderoso para a melhora das condições de vida dos mais pobres como a oferta farta de comida barata. A combinação de incentivos gerais para o aumento de produção ... com desenvolvimento de tecnologia aplicada e alta dose de concorrência fez mais pelo bem estar da sociedade que todo o dirigismo concebido pela burocracia governamental.
Dados do Cepea mostram que a produtividade agrícola cresceu, de 1990 a 2005, 2,6% ao ano em média, e a pecuária, 4%. Resultado: a produção de alimentos deu um salto de 68%, contra 27% de aumento da população, significando que a disponibilidade per capita de comida cresceu 32%.

Marcadores: , ,

Google
online
Google