quinta-feira, janeiro 18, 2007

Tucanos e petistas se consideram diferentes, mas onde está a diferença?
"Bom, concedo uma: o PSDB é menos agressivo que o PT em relação às instituições democráticas. Já é um distintivo apreciável, mas, e o resto?
A pasmacenta economia bananeira que o diga.
Nossa "esquerda" jamais evoluiu: somos herdeiros do veio autoritário, o único que vingou por aqui. São "democratas" apenas domesticados: diante da mínima contrariedade, logo sentem vontade de chutar o balde.
Nossos "liberais" não são autenticamente liberais: nas poucas vezes que exerceram o poder (de novo a ditadura), revelaram-se tão estatistas quanto os estatólatras mais empedernidos da esquerda e da direita. Liberdade, para eles, sempre se restringiu à liberdade na economia. Nenhuma atenção às liberdades civis e às liberdades políticas. Liberais de araque, portanto. Há os novos por aí, cultos e bem informados, mas suspeito que tenham mais pendor também para o economicismo.
Bene, é isto: a "esquerda" é herdeira das velhas idéias comunistas enterradas pela história; os "liberais" são liberais seletivos. E os otimistas ainda acham que o Acampamento tem futuro, isto é, ainda virará de fato um país..." LEIA MAIS NO BLOG DO PROF. ORLANDO TAMBOSI (link permanente ao lado)
É o que disse no cabeçalho deste blog: são os falsos democratas que dão argumentos para salvadores da pátria.
Google
online
Google