segunda-feira, janeiro 22, 2007

GOVERNO CONTA COM O CRESCIMENTO DA ECONOMIA PARA GERAR DINHEIRO PARA FAZER A ECONONIA CRESCER, OU SEJA, CONTA COM OS OVOS NA BARRIGA DA GALINHA PARA ALIMENTAR A PRÓPRIA GALINHA
Tudo bem, se os juros de fato caírem na velocidade esperada pelo governo; se o país de fato crescer os 5% esperados pelo governo; e se não houver turbulências internacionais. Além disso, esse 0,5% do PIB representa, hoje, R$ 10 bilhões ao ano, o que é pouco dinheiro.
Outro problema é que o governo parece tomar a meta – crescimento de 5% - como garantida. E aí faz todas contas com essa meta. Por exemplo: disse que o déficit da Previdência vai ficar estável em 8% do PIB. Mas isso só vai acontecer se a economia como um todo crescer os 5%. Que não cresceu até aqui.
Todavia, se os empresários sentirem que o país vai crescer (aumento da demanda), se sentirem que terão segurança no retorno do capital investido (mais que na ciranda financeira), se sentirem que o governo tem mesmo esse objetivo e vai se empenhar em destravar os gargalos dos juros, do câmbio, das estradas, da energia ...
Como se sabe, tem muito de psicologia na economia.
Torço para que dê certo, torço para que o governo caia na real. Torço pelos filhos, sobrinhos e amigos, jovens lutadores que não conseguem um emprego razoável, mesmo com curso superior.
É o fim da picada: os moços não estão conseguindo manter nem sequer o padrão dos pais menos escolarizados!
Google
online
Google