segunda-feira, janeiro 22, 2007

CORRUPÇÃO TEM CAUSA MUITO BEM CONHECIDA: FALTA DE CONTROLE/FISCALIZAÇÃO
Grande parte das irregularidades constatadas pela auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) é decorrente da falta de fiscalização da execução dos convênios e da falta de transparência na concessão dos títulos que autorizam o funcionamento das entidades sem fins lucrativos.
Os auditores consideraram que a fiscalização é “insatisfatória ou não realizada”.
Foi observada a ausência de instrumentos de avaliação dos resultados dos convênios. “Os órgãos e as entidades da administração pública federal encontram-se despreparados e desestruturados em relação à fiscalização da aplicação dos recursos que repassam”, constata o relatório da auditoria.
Também não foi constatada a existência de procedimentos de avaliação dos resultados em termos de benefícios, impactos econômicos ou sociais e no tocante à satisfação do público-alvo. CORREIO BRAZILIENSE
Planejamento (que e como fazer?), execução e controle (foi feito conforme o planejado, atingiu as metas pré-estabelecidas?) forma o tripé da boa administração - pública, privada ou mesmo pessoal.
Pensar - executar - verificar o resultado (e fazer eventuais correções necessárias).
Sem controle para inibir as tentações, sem parâmetros para medir o resultado ... só pode acabar em corrupção, desvios, desperdícios, ineficiência ...
Mas governo não é assim mesmo? Governo, não.
Desgoverno, sim, sempre!
Google
online
Google