CHINA SOBE DEPÓSITO COMPULSÓRIO PARA FREAR CRESCIMENTO
"O governo chinês elevou pela terceira vez neste ano a quantidade de dinheiro que os bancos devem deixar imobilizado no banco central, em mais um passo para tentar conter o alto ritmo de crescimento do país, que registrou uma média de 10,7 % entre janeiro e setembro.
O chamado depósito compulsório foi eledado em 0,5 ponto percentual, para 9 %, o que deve retirar cerca de US$ 19 bilhões de circulação."
Leitor, pasme, no Brasil o compulsório é de 53 % (leia aqui). Por aí dá para entender por que o juro é tão caro (sobre pouco para os bancos emprestarem) e por que o Brasil cresce tão pouco (falta de crédito para alavancar a economia).
Entretanto, depósito compulsório moderado é necessário "para evitar a multiplicação descontrolada da moeda escritural.
Pois quando uma pessoa deposita certa quantia de dinheiro num banco comercial, esta quantia fica disponível para que o banco a empreste a outro cliente. Este cliente, por sua vez, não gasta imediatamente todo o dinheiro tomado como empréstimo, mas deposita o valor tomado em um segundo banco. Neste ponto temos uma multiplicação da moeda...
Essa situação é insustentável...e a inflação toma conta (excesso de moeda)...aí entram os depósitos compulsórios." LEIA MAIS NA WIKIPÉDIA
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home