segunda-feira, novembro 13, 2006

ATÉ DINHEIRO DEMAIS É PROBLEMA
O economista Gustavo Franco, ex-presidente do Banco Central, defende a liberação temporária da importação para valorizar o dólar.
"Não vai haver reversão da tendência de valorização cambial [dólar baixo], se o superávit comercial não se reduzir de forma significativa. Não é possível matematicamente que nós mantenhamos um superávit comercial desse tamanho e tenhamos uma taxa de câmbio agressiva, que agrade aos exportadores", disse.
Ele admite que um aumento de importações poderá afetar setores da indústria. "Para alcançar algum objetivo meritório, algum sacrifício está sempre envolvido", disse. LEIA MAIS
Que coisa, hein? Falta dólar, zebra. Sobra dólar, zebra. Dura essa lei da oferta e procura que castiga tanto a escassez quanto a abundância.
Mas a culpa não é da lei. Certamente é dos pilotos que dirigem a macroeconomia que não previram a derrapada. Aliás, no começo deste ano foi abolido o Imposto de Renda dos aplicadores externos, o que estimulou mais ainda a entrada de dólar para usufruir dos maiores juros do planeta.
PS: "O secretário do Tesouro Nacional, Carlos Kawall, confirmou nesta segunda-feira que as reservas internacionais deverão superar 80 bilhões de dólares nesta semana, o nível recorde para o País." LEIA MAIS
Google
online
Google