quinta-feira, outubro 12, 2006

QUEM REALMENTE MANDA NO BRASIL

Crescimento da economia x cassinão de juros altos

"Curioso é que, a grosso modo, o pensamento econômico de Nakano [política econômica voltada para o crescimento], boa parte assemelhada com o do governador eleito José Serra, é próximo do que faria a média dos chamados economistas do PT, caso fosse um deles o nomeado para a pasta da Fazenda, no início de 2003, e não Antonio Palocci — que seguiu instruções de Lula e manteve não só o modelo econômico herdado do governo passado, como aprofundou a sua faceta monetária, no BC. As duas correntes, do PT e PSDB, divergem mais na ênfase do dirigismo e na avaliação sobre a necessidade de um choque de gestão, ainda tabu para petistas de carteirinha."
Leia aqui

A coisa é assim: de um lado, economistas que defendem uma política econômica que favoreça o crescimento, a produção, o emprego (como ocorria no Brasil até os anos 1980, como ocorre hoje nos tigres asiáticos.). Fazem parte desse time, entre outros, Serra, Nakano, Mendonça de Barros, João Sayad e quase todos os economistas do PT (que agora andam calados; Maria Conceição Tavares, decepcionada, até parou de escrever em jornais). Guido Mantega fazia parte desse time, agora parece que mudou.

De outro lado estão os economistas de bancos e consultorias, que escrevem todo dia nos jornais defendendo juro alto (bota alto nisso) para segurar a inflação e garantir a "estabilidade". Fazem parte desse time, entre outros, Maílson da Nóbrega, Malan (PSDB) e Palocci (PT), a diretoria do Banco Central deste e do governo anterior (que saem e voltam para os bancos privados).
Massacrar um economista importante (Nakano é diretor da FGV, coordenou o choque de gestão de Covas/Alckmin, é estudioso da economia dos tigres asiáticos), como estão fazendo os economistas-banqueiros e os ministros de Lula, dá o que pensar.
Olhem só em que ponto chegamos. O maior problema no Brasil, há 25 anos, é de falda de crescimento. Vem um estudioso e propõe - veja, propõe - medidas para o crescimento, e o que acontece?
Leva paulada de todo lado.
Paulada dos banqueiros dá para entender muito bem, estão defendendo o deles. Já do governo...
Daí que é: "Juros para os banqueiros. "Bolsa" para os eleitores pobres. Classe média e agricultores que se virem..."
Google
online
Google