sexta-feira, outubro 20, 2006

LULA TEM OBRIGAÇÃO DE SABER, ATRAVÉS DE MECANISMOS DE CONTROLE
Blog do Cláudio Abramo, da Transparência Brasil
"Leio na imprensa que a aparição do presidente Lula no Roda Viva da última segunda-feira teve como um de seus principais motes a alegação de que um presidente da República não teria obrigação de saber o que seus auxiliares fazem. Ao que se noticia, Lula teria insistido na metáfora segundo a qual um presidente é como um pai de família.

Se um filho sai por aí fazendo estripulias, o pai de família não tem obrigação de saber o que se passa. Logo, o presidente não teria obrigação de saber o que se passa com seus ministros e outros auxiliares.
Operam aí dois equívocos, ambos graves.
O primeiro é que uma família não é uma estrutura hierárquica. Numa estrutura hierárquica, como um governo, o responsável último por tudo o que acontece é o chefe geral.
E é exatamente porque não é possível a ninguém saber especificamente dos atos individuais de subordinados que se instituem nas organizações mecanismos de prevenção e controle.
O chefe tem sempre obrigação de saber, não sendo admissível alegar desconhecimento. Se não sabia, deveria ter sabido."
Meu comentário. É isso aí, mestre Cláudio. Se Lula tivesse administrado uma quitanda ao menos, saberia o que significa controlar.
Por falar em controle, é bom lembrar que a Câmara Municipal recusa-se, ainda, a fazer o controle externo das contas municipais, conforme recomenda a Constituição.
O que custa a prefeitura encaminhar para a Câmara, na forma da lei, cópia de todos as notas fiscais e comprovantes de pagamento?

Marcadores: ,

Google
online
Google