domingo, outubro 01, 2006

EXPLICANDO A PESQUISA/VIRADA
Blog do Aluizio (autor do livro: "Elementos de sociologia do direito em Max Weber")
"Aqui entra uma análise sócio-biológica desta questão. Os seres humanos quase sempre têm uma visão trágica da existência. E isto é certo. Mais: sentem que as iniqüidades e as injustiças são dominantes. Isto também é procedente. Entretanto é o altruísmo que deriva do senso moral que garante o gregarismo, a manutenção e proliferação da espécie. O altruísmo é um valor imposto pela ordem da natureza.

A permanência, persistência e desenvolvimento de quaisquer formações sociais decorrem de um fator significativo que pode ser observado na iminência de uma ameaça à sobrevivência do grupo: a ajuda mútua. Isto acontece em decorrência de flagelos da natureza nas formações sociais primevas. Nas sociedades complexas os humanos não reagem em mutirão apenas num momento de inclemência da natureza, mas também naquele em que a manutenção da ordem social corra perigo.
A degenerescência moral e ética funciona como um sinal vermelho de alerta, indicando a possibilidade de problemas futuros. Os seres humanos, neste caso, agem em mutirão a fim de recompor os padrões mínimos da moralidade aceite, sem os quais o grupo não encontra a harmonia necessária para a manutenção da vida e o desenvolvimento do grupo." Leia mais

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Sebastião: fico grato pela citação e o comentário que vc deixou no meu blog. Vamos em frente na defesa intransigente da causa democrática.
Cordial abraço do
Aluízio Amorim

5:44 AM  

Postar um comentário

<< Home

Google
online
Google