sexta-feira, setembro 01, 2006

CRISE DO AGRONEGÓCIO
Produção do trigo deve cair entre 30% e 40%
Em Itapeva, a área plantada das culturas de inverno já está 60% menor (falta de chuva e custo de produção)
TV TEM: "A colheita começa em setembro, porque houve atraso no início do plantio, por falta de chuva.
João Carlos Gomes sempre investiu em triticale e aveia em Itapeva. 240 hectares com as duas culturas foram plantados em 2005. Neste ano, ele preferiu arrendar uma parte da fazenda e só plantou 85 hectares de aveia. O motivo: o clima e os aumentos contínuos de fertilizantes e defensivos agrícolas.
Sílvio Langrebert Maleta, produtor rural, também foi cauteloso este ano. Reduziu a área das culturas de inverno em 10%. Plantou quatrocentos hectares de trigo e seiscentos de triticale. De acordo com ele, faltou chuva na época certa e o calor que fez no mês de julho prejudicou o crescimento das plantas.

A produção das principais culturas de inverno na região de Itapeva, maior área produtora do estado, caiu. Em 2005, ela foi responsável por 60% da produção paulista de trigo e por quase 70 % da de triticale. Em todo o estado, a redução da área plantada de trigo foi quase 25%. Caiu de 63 mil hectares para 48 mil. Os números são do Instituto de Economia Agrícola, IEA.

Em São Paulo, a colheita começa no início de setembro. Na avaliação do Instituto, só a produção de trigo vai cair entre 30% e 40%. Com menos produto no mercado, os preços devem subir.
Dentro deste cenário, os técnicos da IEA também acreditam que os preços da farinha de trigo e dos derivados sofreram forte pressão de alta." Leia mais

Marcadores:

Google
online
Google